Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos recebe visita do Reitor e de representantes da administração superior

Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 16h21

Nesta quarta-feira (29), o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), localizado na cidade de Picos, recebe a visita do Reitor e de representantes da administração superior, com o objetivo de verificar as demandas do Campus.

Participam da visita ao Campus, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizo; o Pró-Reitor de Administração, Lucas Araújo; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier; o Coordenador de Planejamento, Airton Vieira; e o Coordenador de Comunicação, Maurício Santana.

A programação da visita teve início com o Seminário de Gestão e Gestores do CSHNB – Universidade pública, orçamento e financiamento da UFPI, que ocorre nos dias 29 e 30 de maio, com o objetivo de avaliar o orçamento da UFPI, discutir seus investimentos nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

visita picos 220190529110422

Abertura do Seminário de Gestão e Gestores do CSHNB

Segundo os organizadores do evento, em meio a publicação de decretos de contingenciamento, é conveniente a socialização com o público sobre as questões orçamentárias vigentes do atual governo federal, para avaliar o impacto dessa nova política em relação à ampliação do número de vagas, da criação de novos cursos de graduação e da assistência estudantil. Também é oportuna a discussão das formas de financiamento do ensino superior em que o setor público é sempre o principal responsável pelo financiamento das instituições de ensino superior.

visita picos 520190529111052

Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Macedo, realiza palestra durante o evento

Ademais, é preciso analisar a expansão do ensino superior nesse contexto de crise, dos programas de bolsas em que são contemplados os Campi fora de sede, o perfil dos discentes das Universidades Federais e o papel da universidade pública na produção científica em tempo de cortes orçamentários.

Na ocasião, o Diretor do Campus Universitário de Picos, Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro, agradeceu a presença do Reitor e dos demais representantes, destacando o apoio que o Campus sempre recebeu por parte da administração superior. “Agradeço ao magnifico Reitor que sempre que é convidado nos atende, nunca disse não para este Campus, da mesma forma os pró-reitores, assessores, sempre disponíveis, então todos sejam bem-vindos. Hoje é um momento muito importante, pois é o terceiro Seminário e nós iremos discutir o que é orçamento e o que a universidade está vivenciando”, afirmou.

visita picos 120190529110154

Durante o evento, o Reitor explanou a atual realidade financeira da Universidade. “Nós vivemos um momento extremamente difícil para o Brasil e para as nossas universidades. Há muitas controvérsias, muitas discussões sobre os termos usados, se se trata de contingenciamento, de bloqueio ou corte. O termo correto é bloqueio”, explicou.

visita picos 320190529110635

Evento discute situação financeira da Universidade

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier, encerrou as atividades do primeiro dia do Seminário com a palestra "O papel da universidade pública na produção científica e os cortes orçamentários".

visita picos 1120190530111404

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier, durante palestra

O Reitor participou ainda de reunião com professores e coordenadores de cursos, e em seguida com alunos.

visita picos 420190529110818

Reitor discute demandas com professores e coordenadores

visita picos 1020190529164221

Reunião com estudantes