Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Floriano realiza cursos voltados à elaboração de trabalhos científicos

Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 17h42

De 21 a 24 de maio de 2019, o Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano (CTF), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), realizou os cursos “Planejamento e elaboração de artigo científico”;“Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa” e ações do projeto de extensão “Ler e escrever na universidade – introdução aos gêneros acadêmicos” (LPT Acadêmico) coordenado pelo professor Ribamar Jr.

Principal20190528172613

Realização do evento no Colégio Técnico de Floriano

Os cursos foram ministrados pelo professor Marcos dos Reis Batista, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Cada curso teve a oferta de duas turmas (tarde e noite) e contou com a participação de alunos e servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como de outras instituições e da comunidade em geral.

Para o professor Marcos Batista, “a oportunidade que o LPT me deu de trazer um pouco da minha experiência no que trata da educação científica ou metodológica, como queiram chamar, foi de grande valia, pois tive a chance de pensar acerca das dúvidas e reflexões trazidas por alunos de graduação e de ensino médio. Enquanto uns se encontravam com os gêneros textuais em questão (projetos de pesquisa e artigo científico) outros, do ensino médio, pensavam acerca de como dar início a essa apropriação. Foi uma experiência muito significativa para mim", afirma.

Para a bolsista do projeto de extensão, Nevelyn Martins, “a carência na abordagem científica durante o ensino médio muitas vezes prejudica o desempenho do aluno que chega no ensino superior e se depara com essa nova realidade”, destaca Nevelyn.

Franciso Júnior, aluno do curso de Enfermagem e também bolsista, ressalta a importância do projeto. "Os cursos de elaboração de artigo científico e projeto de pesquisa foram de grande ajuda para minimizar essa carência e promover o desenvolvimento acadêmico”, salienta.

Mais fotos:

Foto 720190528173058