Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Jornalismo da UFPI conquista segundo lugar em prêmio nacional

Curso de Jornalismo da UFPI conquista segundo lugar em prêmio nacional

Thamyres Sousa, aluna do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de História da Mídia "José Marques de Melo", que visa a reconhecer os melhores trabalhos em pesquisa de iniciação científica nas temáticas pertinentes à história da mídia brasileira. Thamyres concorreu com um trabalho sobre o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, intitulado "O Jornalismo piauiense como instrumento de memória e história".

Vale destacar que concorreram ao prêmio outros oito artigos escritos por alunos do Departamento de Comunicação Social da UFPI, em um universo de quase cem trabalhos  de todas as regiões do país. Destes, dois trabalhos do Piauí ficaram entre os 14 finalistas: o artigo da Thamyres Sousa e o trabalho desenvolvido pelas alunas Renata Fortes Monte, Isadora Maria Gomes da Silva e Teresa Albuquerque Ribeiro.

O trabalho que conquistou o segundo lugar foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), onde o Projeto "Memória do Jornalismo Piauiense", criado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, vem trabalhando com a digitalização do acervo dos jornais piauienses, procurando contemplar, sobretudo, os periódicos de difícil acesso para os pesquisadores por conta do mau estado de conservação.

A concretização do projeto "Memória do Jornalismo Piauiense" só foi possível por conta das parcerias com o Arquivo Público do Piauí e com outros grupos de pesquisa dos cursos de História e de Educação, também da Universidade Federal, e, principalmente, devido ao apoio do Departamento de Comunicação e da Administração Superior da UFPI, além do financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já o segundo trabalho indicado ao prêmio, intitulado "O cinema pela ótica do jornal Gramma", foi desenvolvido na disciplina História da Imprensa I, sendo orientado pela professora Marcela Miranda, que é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPI e integrante dos quadros do NUJOC.

Ao todo, a área de Comunicação da Universidade Federal do Piauí participou com 11 trabalhos, sendo oito de graduandos, dois de mestrandos e um de autoria da professora  Dr.ª Ana Regina Leal.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia foi criado em 2010 e consiste em uma exposição de trabalhos científicos em nível de graduação e um concurso cultural vinculado ao Encontro Nacional de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), evento que ocorre a cada dois anos no Brasil, com apoio da Globo Universidade.

A iniciativa almeja principalmente fomentar o desenvolvimento de projetos científicos, no âmbito dos cursos de graduação, que tenham ligação com a memória dos Meios de Comunicação no País, assim como eventuais relações com outros campos do conhecimento, como História, Letras, Educação e premia os melhores trabalhos de pesquisa sobre a história da mídia, desenvolvidos por alunos dos cursos de comunicação no Brasil.

Para mais informações acesse: