Teve início nessa quarta (15), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o curso de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-libanês (HSL), de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).
O curso é direcionado a profissionais de saúde que atuam em preceptorias em programas de residências médicas e multiprofissionais. São 40 turmas de 20 alunos cada, espalhadas pelo Brasil, uma delas em Teresina, no HU-UFPI, com profissionais de instituições municipais, estaduais e federais aprovados em processo seletivo. As aulas seguem até dezembro de 2020, três dias em cada mês. Há uma turma também em Parnaíba.
Presente na solenidade de abertura, a facilitadora do curso, enfermeira Flávia Lima, professora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-libanês (IEP-HSL), disse que “a especialização é focada em trazer formas de aprender e ensinar para desenvolver os bons professores que existem dentro de cada um”, assinalou.
Em seguida, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Marta Rosal, lembrou que “há um cenário de crescimento de programas e vagas de residências e este curso é uma forma de valorizar os preceptores e gerar entusiasmos de alunos, por conta da melhor qualidade na formação”, afirmou.
Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Marta Rosal
Na sequência, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, direcionou sua fala aos alunos. “Parabéns. Teremos grandes formadores de preceptoria”, disse. “Nosso ensino será engrandecido”, avaliou o representante da Fundação Municipal de Saúde (MFS), Dagoberto da Silveira.
Dando prosseguimento, o secretário estadual de saúde, Florentino Veras Neto, disse que “os programas de residência estão servindo para aumentar a complexidade da assistência dos hospitais regionais”, informou. Por fim, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, lembrou que “o Piauí é conhecido pela excelência de seus profissionais e este curso vem reforçar este quadro”, concluiu.
Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes
Após a mesa de abertura, houve videoconferência do evento de abertura nacional do curso, direto de São Paulo, com um link em Brasília, onde se encontrava, entre outros, o Presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. O evento foi transmitido para todas as unidades onde ocorre a especialização. A solenidade nacional marcou o início também do curso de aprimoramento em Gestão de Programas de Residência no SUS, que terá 200 alunos - seis do Piauí, sendo dois do HU-UFPI - e que acontece em São Paulo.
Participantes assistem a videoconferência
Sobre a Ebserh
Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.