Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI instala Reitoria Itinerante no Campus Cinobelina Elvas

UFPI instala Reitoria Itinerante no Campus Cinobelina Elvas

A Reitoria Itinerante foi instalada na manhã de terça-feira (28), no Campus Cinobelina Elvas de Bom Jesus. O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes foi acompanhado pelos Pró-reitores Prof.ª Dr.ª Socorro Leal (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG), Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC) e Prof. Dr. Miguel Cavalcante (Pró-Reitoria de Extensão - PREX). Também integraram a equipe os superintendentes Prof. Dr. Lauro Viana (Superintendência de Recursos Humanos) e Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado (Superintendência de Comunicação Social).

A manhã da última terça-feira (28) foi dedicada a atividades no Colégio Técnico de Bom Jesus. A equipe foi recebida pela diretora Prof.ª Dr.ª Oldenia Fonseca Guerra, coordenadores de curso, professores, servidores técnico administrativos e estudantes.

Durante a tarde do dia 28 e a manhã de quarta (29) foram dedicadas às demandas do Campus Cinobelina Elvas. A comitiva foi recepcionada pelo Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Bezerra. O reitor reuniu-se com coordenadores de curso, professores do Hospital Veterinário Universitário, servidores técnico administrativos e representantes do Diretório Central Estudantil (DCE) e Centros Acadêmicos (CAs).

Segundo o Professor Stélio, "a experiência da reitoria itinerante é um dos maiores avanços administrativos da atual gestão, pois possibilita uma aproximação dos Campi fora de sede com a administração superior da UFPI. O Campus de Bom Jesus - CPCE é um campus ainda em expansão, mas naturalmente apresenta demandas que podem ser mais facilmente atendidas com a apresentação delas ao Reitor, Pró-Reitores e os Superintendentes. Ao longo desses dois dias, foram diversos encontros e reuniões com todos os segmentos do CPCE."

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres, avaliou a Reitoria Itinerante como excelente iniciativa para aproximar a Administração Superior da UFPI de suas unidades gestoras descentralizadas e unidades acadêmicas. "Esse contato mais próximo permite que as demandas da comunidade universitária sejam melhor atendidas, de acordo com as peculiaridades de cada campi. Se a política de gestão da UFPI é a valorização das pessoas, nada mais pertinente do que ouvi-las em seu ambiente de estudo e trabalho, e dessa forma melhor compreendê-las e atendê-las em suas necessidades. No âmbito da assistência estudantil, muitos esclarecimentos foram prestados quanto aos serviços e benefícios oferecidos pela PRAEC aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, permitindo uma ampla divulgação do trabalho realizado por esta Pró-Reitoria. É salutar que essa experiência se repita com regularidade."

De acordo com o Reitor, "mais um compromisso de campanha tornou-se realidade em nossa gestão: o projeto da reitoria itinerante. E essa primeira experiência está sendo rica e gratificante. O contato direto e in loco da administração superior com todos os segmentos de nossa comunidade universitária traz para a administração superior um feed back importante para definição das ações a serem implementadas para o atendimento das reais demandas da comunidade e para a comunidade, a certeza de uma gestão democrática na qual todos são valorizados e reconhecidos como atores importantes na condução dos destinos de nossa universidade", disse o Prof. Dr. Arimatéia Dantas.

Na sequência serão instaladas as reitorias itinerantes dos campi de Picos, Floriano e Parnaíba.