Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional
Na manhã desta segunda-feira, 13 de maio, foi realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Aula Inaugural (Aula Magna) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional, na área do Curso de Medicina Veterinária. O evento aconteceu no Auditório da NUPCelt, localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA).
O Programa foi o primeiro da Universidade que conseguiu aprovar o mestrado e doutorado na área juntos.
Mesa de honra do evento
A mesa de honra foi composta pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; Coordenadora do referido Programa de Pós-Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz; Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Prof. Dr. Paulo Roberto Ramalho Silva; Pró-Reitoria do Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes; e a Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, palestrante da Aula Magna.
“A gente busca formar alunos e formar profissionais com o perfil de causar impacto na realidade da Medicina Veterinária da região, e que possivelmente eles também possam ingressar para outras regiões”, destaca a Coordenadora do Programa, Profa Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz, explicando quais seriam os objetivos do Programa.
Durante sua fala, a Pró-Reitora da PRPG falou sobre as dificuldades que a Universidade e os Programas de Pós-Graduação estão enfrentando. O Coordenador de Programas Stricto Sensu, Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva, complementou afirmando que "o que nos preocupa mais é a questão dos investimentos para pesquisas e pós-graduação. Os editais estão cada vez mais escassos e com menor aporte financeiro”. Destacando, ainda, sobre a retirada de algumas bolsas do Programa.
Prof. Dr. Welter Cantanhêde da Silva
Profa. Dra. Maria Angélica Miglino
O evento contou com a participação da Professora Doutora Maria Angélica Miglino, que ministrou a palestra com a temática “Tendências da Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária”.
Ela coloca como de suma importância os Programas de Pós-Graduação e o egresso nos mesmos. “Ciência é a maneira particular que cada pessoa observa os fenômenos da natureza”, afirma ao falar sobre a relação de Ciência e Pós-Graduação no Brasil
Professora Doutora Maria Angélica Miglino, ministrando a palestra “Tendências da Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária”.
A professora Maria Angélica Miglino é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora titular da Universidade de São Paulo. Integrou o Comitê de Área da Fapesp e do CNPq, além de ter exercido função de coordenadora de Área (Medicina Veterinária) da Capes. É membro da Real Academia de Ciências Veterinárias da Espanha. Sócia da Sociedade Brasileira de Anatomia, World Association of Veterinary Anatomists, American Society of Anatomy. Recebeu os prêmios: Loke Award for Early Care Researchers, IFPA; The EPG Peter Kaufmann New Ivestigator Award; Prêmio Capes de Tese, e homenagens.