Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa "Economia Solidária" vai atuar no município de Nazária/PI

Programa "Economia Solidária" vai atuar no município de Nazária/PI

Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 12h41

WhatsApp Image 2019 05 05 at 21.20.3120190507112849

Vice-Governadora do Piauí, Maria Regina Sousa, secretários, Prefeito de Nazária, professores, estudantes e comunidade presentes na abertura

Levar os elementos e princípios da economia para os estudantes, professores e sociedade em geral está dentro dos objetivos do Programa de Formação e Assessoria em Economia Solidária (PROFAES). O Programa “Economia Solidária”, que cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está em sua terceira fase e foi aberto oficialmente no último sábado, 4, na fábrica de Costura do Bebedouro em Nazária/PI.

Com duração de doze meses, o projeto teve início em abril deste ano e encerra em março de 2020. Nesta fase, atua junto às comunidades rurais Bebedouro, Francisca Trindade, Passagem Santo Antônio, Olga Benário e Bananeiras, em Nazária/PI. O Prof. Dr. Eduardo Oliveira e a Profa. Dra. Romina Paradizo são professores do Departamento de Ciências Econômicas do Campus Teresina e atuais coordenadores do PROFAES. Além deles, a Profa. Kellen Carvalho de Sousa Brito também contribui para o desenvolvimento do programa. Ao todo são 20 bolsistas discentes em Teresina e quatro em Floriano.

O Prof. Dr. Eduardo Oliveira conta que a ida ao munícipio aconteceu para oficializar a abertura do projeto. “Já tínhamos visitado os assentamentos e vimos os que tinham alguma experiência produtiva coletiva mais interessante e que fossem mais necessitados da nossa intervenção. Então fizemos essa visita prévia, duas vezes, e sábado foi o lançamento oficial em Nazária. A vice-governadora do Piauí, Maria Regina Sousa, foi quem viabilizou esse projeto financeiramente, a partir de uma emenda parlamentar na época que era senadora”, explica o coordenador.

WhatsApp Image 2019 05 05 at 21.20.2720190507113238

Prof. Dr. Eduardo Oliveira, um dos coordenadores do PROFAES

O programa tem como objetivo difundir os elementos da economia solidária a partir de agentes multiplicadores e funciona em etapas. Há a fase de capacitação interna, que é o momento de seleção dos bolsistas e acesso a toda informação em economia solidária durante dois meses e meio. Depois acontece a ida ao campo, em Nazária, para fazer a análise de diagnóstico, que é levantar informações e dados dos grupos produtivos para melhor ajudá-los. Em seguida, retornam para planejar, elaborar planos e ações que tenham como objetivo desenvolver esses grupos produtivos já existentes ou ajudá-los na organização, na precificação de seus produtos, na comercialização, circulação e na divulgação.

“A partir disso, na última etapa, oferecemos capacitação e assessoramento, já sabendo quais as principais demandas da comunidade. Essa fase tem a duração de seis meses e é onde ficamos visitando a comunidade para dar todo o treinamento, acompanhamento e suporte no desenvolvimento das atividades”, esclarece o Prof. Dr. Eduardo.

WhatsApp Image 2019 05 05 at 21.20.2020190507113419

Profa. Dra. Romina Paladizo, uma das coordenadoras do PROFAES

A primeira fase do PROFAES foi um projeto desenvolvido em Barras junto com pescadores e agricultores familiares. Logo depois, em 2015, teve um projeto junto às oleiras do Poty e as artesãs. Houve também como resultado a publicação de dois livros. Agora, em Nazária, o processo de capacitação interna ocorre de abril a junho; a análise e diagnóstico junto à comunidade ocorrem de julho a agosto; em setembro, voltam para planejar; e de outubro a março é o período de capacitação e assessoramento efetivo na comunidade.

Floriano/PI

O PROFAES também está atuando em Floriano. Lá, em específico, há o envolvimento das professoras Anne Caroline Soares Dourado e Andreia Martins do curso de Pedagogia e do professor Solimar Oliveira Lima, do curso de Administração. “Eles trabalham junto às escolas municipais de Floriano, onde a partir da formação de jovens e adultos se está capacitando professores da rede municipal para serem agentes multiplicadores da economia solidária. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) algumas disciplinas e conteúdos programáticos são de caráter profissionalizante. Estamos aproveitando essas capacitações juntos aos professores municipais para instigar e disseminar agentes de economia solidária. Em paralelo a essa atuação em Nazária, atua-se em Floriano para formação de professores multiplicadores”, finaliza o professor Eduardo Oliveira.

WhatsApp Image 2019 05 05 at 21.20.1920190507113634

Bazar realizado no dia da abertura ofical do PROFAES

Mais fotos:

WhatsApp Image 2019 05 05 at 21.20.2320190507112439