Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Concerto do Quarteto Onyx abre II Encontro de Cordas Friccionadas

Concerto do Quarteto Onyx abre II Encontro de Cordas Friccionadas

Um concerto do Quarteto Onyx, do Rio de Janeiro, abriu nesta sexta-feira (24), a programação do II Encontro de Cordas Friccionadas da UFPI. O evento, realizado no Cine Teatro da universidade, é idealizado pelo Departamento de Música e Artes Visuais, sob coordenação e direção artística do professor e maestro Cássio Martins.

Durante o concerto de abertura do evento, o Quarteto Onyx, que é formado por músicos renomados e integrantes das principais orquestras do Rio de Janeiro, apresentou duas peças, sendo uma delas o Quarteto 1 de Villa-Lobos e o Quarteto 2 do compositor russo, Alexander Borodin.

Quarteto Onyx: Ricardo Amado (I violino), Sonia Katz (II violino), Cecília Mendes (viola) e Hudson (violoncelo)

Segundo Cássio Martins, o Encontro de Cordas Friccionadas da UFPI tem o objetivo criar oportunidades para os estudantes de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncellos, contrabaixos) vivenciarem experiências camerísticas e solistas em concertos com orquestras e recitais de música de câmara, explorando conteúdos importantes para sua formação e atuação enquanto professor, instrumentista e camerista, bem como aprimorar o conhecimento técnico-musical e a vivência de tocar em grupos de câmara e orquestra. "Nesta segunda edição tivemos um número de participantes bem maior do que na primeira. Isso mostra que o gosto pela música erudita vem crescendo entre nossos alunos", disse empolgado.

Professor e maestro Cássio Martins durante abertura do II Encontro de Cordas Friccionadas

O II Encontro de Cordas Friccionadas acontece entre os dias 24 e 31 de maio, na UFPI. Ao todo, serão oito dias de atividades que proporcionarão um aprimoramento técnico, artístico e cultural dos participantes. Na programação do evento estão previstas práticas de orquestra, masterclasses, oficinas, recitais, bate-papos e concertos. "Este ano vamos contar com a participação dos músicos do Quarteto Onyx, que além de ministrar oficinas vão apresentar um concerto junto com os alunos e músicos inscritos no Encontro. Além disso, teremos a presença do maestro angolano Afonso Quianzala Morais e do solista Isaac Andrade, da Udi Cello Ensemble", conta Cássio Martins.

Realizado anualmente pela UFPI, o Encontro de Cordas Friccionadas é organizado pelos professores do curso de Licenciatura em Música do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), juntamente com os alunos do curso de Música. O evento conta com o apoio do Instituto Cultural Santa Rita - Projeto Música para Todos.