Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Simpósio em Saúde Única: Desafios e novas abordagens para as regiões Norte e Nordeste

Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h27

O Simpósio iniciou na Quinta-Feira (25) no Auditório NupCelt/CCA e seguiu sua programação até Domingo (28) com WorkShop’s, Palestras e Coffe`s Break`s. O objetivo do evento foi analisar os riscos de doenças em animais selvagens, combater patologias transmitidas por animais de forma conjunta e mostrar ferramentas de trabalho integrado . Ao todo, 8 estados participaram do evento, contabilizando 30 participantes. Os estados participantes foram: Piauí, Pará, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso e Goiás.

Profa.Dra Lilian Silva Catenacci da UFPI, uma das palestrantes e organizadora do WorkShop , afirmou que o evento foi muito importante, pois ele veio mostrar as diferentes ferramentas de trabalho em conjunto, ferramentas essas que visa prevenir agravo de doenças em algumas regiões do País. Profa. fala também que as palestras mostraram como os profissionais devem agir, e o que precisa ser feito no surgimento de doenças transmitias por animais silvestres.

"Ultimamente temos vistos várias doenças emergentes como Zika, Dengue, e reemergente como Febre Amarela e Leishmaniose. Essas enfermidades que estão circulando pelo nosso país e o objetivo é aprimorar a estrutura já existente com uma rede de pessoas no intuito de combater essas enfermidades de forma estruturada. O workshop vem pra mostrar  ferramentas e de como devemos proceder de forma integrada com diferentes instituições e parceiros incluindo a sociedade civil” Afirma Profa. Lilian

DSC_0221.jpgProfa.Dra Llian Silva Catenacci - UFPI Campus Bom Jesus

Prof. Isis Bezerra da Universidade Federal do Pará - UFPA fala que em 2017 aconteceu um evento similar, onde ela outros organizadores do Simpósio também participaram, evento esse que fomentou a criação desse conjunto palestras que aconteceram nesses dias. O simpósio foi o primeiro no Brasil em especial Norte/Nordeste sobre essas temáticas. Segunda a Profa. o evento é importante por quê existia a necessidade de reunir os profissionais no conceito da saúde única, portanto a saúde animal, saúde humana e a saúde do meio ambiente.

"Precisamos entender que esta tudo integrado e esse tipo ferramenta abre a visão dos profissionais, proporcionando o reconhecimento de profissionais que trabalham na mesma area mas não se enxergam no mesmo Estado. Portanto, o alvo é disseminar essas ferramentas para outras localidades, no intuito que esse mesmo evento aconteça em outros estados”, Afirma Profa. Isis.

DSC_0219.jpgProfa.Dra. Isis Bezerra da PPGSAAM- Universidade Federal do Pará- UFPA

Profa.Dra Marina Bueno da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ- RJ fala também que o trabalho analise de risco é importante para quem trabalha com saúde publica, conversação de espécie e biodiversidade. Fala também que essa análise foi de suma importância para o Estado e profissionais de área.

“Acredito que o simpósio foi super enriquecedor para UFPI e para o Piauí. Tivemos alunos tanto da própria Universidade, quanto alunos de pós- graduação, mestrado, doutorado, e os próprios profissionais na area de saúde que trabalham com fauna e animais silvestres" Finaliza Prof. Marina.

DSC_0223.jpgProfa.Dra.Marina Bueno (Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ-RJ)

MAIS FOTOS:

DSC_0189.jpgDra.Fabiana Lopes Rocha da Universidade Federal de Paraíba- UFPB-PPGEMA