Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI participa de campanha em favor de cidades caminháveis e acessíveis

Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 17h53
Alunos da disciplina de Introdução à Arquitetura do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí, ministrada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Ribeiro, realizaram na manhã desta sexta-feira, 26, uma caminhada pelo Centro de Teresina para vivência dessa área de valor patrimonial expressivo da cidade. A ação integrou também a agenda da Campanha Nacional Calçada Cilada, criada pela ONG Corrida Amiga, que em Teresina foi organizada pelo Núcleo de Estudos Arquitetônicos, Urbanos e Territoriais (NAUT), vinculado ao Departamento de Construção Civil e Arquitetura do Centro de Tecnologia da UFPI.

20190426 08523020190426173821
Alunos durante caminhada no centro de Teresina

O objetivo central da campanha é engajar a população em favor de cidades acessíveis e caminháveis. As calçadas são o nosso primeiro contato com o espaço público, são as vias por onde caminhamos e acessamos quaisquer serviços na cidade. Em algum momento do dia, todos somos pedestres e acessaremos as calçadas. Portanto, calçadas sem ciladas são a garantia inicial do acesso à cidade perpassando a garantia de direito à cidade. Para que esse direito à cidade seja atingido, anualmente é realizada a campanha Calçada Cilada com foco em engajar a população em prol de cidades caminháveis e acessíveis.

20190426 08582320190426174306
Alunos durante caminhada no centro de Teresina