Com objetivo de capacitar equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros da cidade de Floriano para remoção de enxames de abelhas africanizadas, aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, no Colégio Técnico de Floriano, uma reunião entre os dois órgãos e o Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA) para firmar uma parceria.
De acordo com o prof. Laurielson Chaves Alencar, durante as capacitações serão realizadas palestras com lideranças dos bairros e comunidades rurais sobre como se portar diante de enxame estabelecido na comunidade.
Participaram da reunião a Secretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Manuella Simplício Viana de Carvalho, o Tenente Lucas Xavier Vieira Lopes e o professor Laurielson Chaves Alencar, coordenador dos projetos de extensão (GTA e Remoção de Abelhas Africanizadas das zonas Rural e Urbana de Floriano).
A criação do Grupo Técnico de Apicultura – GTA, em 2008, possibilitou a realização do trabalho de extensão “Retirada de Enxames de Abelhas Africanizadas da Zona Urbana da Cidade de Floriano”, onde foram capturados mais de 130 enxames das residências nesses últimos anos. O GTA também atua na disseminação da importância da apicultura, do consumo do mel como alimento, da importância dos outros produtos apícolas (pólen, própolis, geléia real, cera e apitoxina) e faz a distribuição de mel em sachet para os alunos, técnicos, colaboradores e professores do CTF desde 2008.
As capacitações serão realizadas em junho desse ano.