Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores da Pós-Graduação em Saúde e Comunidade participam do 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical em Lisboa
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da Pós-Graduação em Saúde e Comunidade participam do 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical em Lisboa

Imprimir
Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 16h36

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC) e do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), Mestre Roniele Araújo de Sousa e o professor Dr. Osmar de Oliveira Cardoso, participaram do Congresso Nacional de Medicina Tropical apresentando trabalhos com a temática das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária no Piauí. O congresso, realizado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, no período de 10 a 12 de abril de 2019 na cidade de Lisboa – Portugal, é um evento bienal, que reuniu cientistas e especialistas de 15 estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Europa e de todo o mundo, sendo o mais importante congresso sobre saúde global e medicina tropical em Portugal.

Captura de Tela 320190416102452Prof. Dr. Osmar de Oliveira Cardoso e o Mestre Roniele Araújo de Sousano 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical em Lisboa

O principal objetivo da edição do evento neste ano de 2019 foi estabelecer uma plataforma para debater temas de políticas e sistemas de serviços de saúde, abordados da perspectiva do contributo para a universalidade dos sistemas de saúde nos Estados Membros da CPLP, nomeadamente: a regulação do setor da saúde; o planeamento estratégico em saúde; a complexidade associada ao planeamento, à formação, colocação e retenção da força de trabalho; as necessidades de saúde dos migrantes, bem como o crescente papel das TIC nos sistemas de serviços de saúde.

A participação ocorreu principalmente pelo convênio de colaboração internacional firmado pela Universidade Federal do Piauí e a Universidade Nova de Lisboa em 2018 que busca aumentar o intercâmbio entre os professores e alunos das instituições para aperfeiçoamento e troca de tecnologia.

Fim do conteúdo da página