Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Restaurante Universitário do campus de Floriano inicia suas atividades

Restaurante Universitário do campus de Floriano inicia suas atividades

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, compareceu à solenidade de abertura integral do Restaurante Universitário do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), no município de Floriano. Além da presença do reitor e da vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, compareceram ao evento membros da administração superior da UFPI, servidores, estudantes e autoridades políticas da região.

Representantes da administração superior, servidores e alunos participam da solenidade de abertura do RU - CAFS

Com a abertura do RU do campus de Floriano, a UFPI passa a ser a primeira Instituição Pública Federal de Ensino Superior a ter restaurante universitário em todos os campi. Durante a solenidade, o reitor José de Arimatéia afirmou que o RU é resultado da luta dos estudantes e do empenho da Administração Superior da Universidade. "Era uma questão de honra para nossa administração abrir este restaurante na primeira semana de aula. Estamos felizes em cumprir com a nossa palavra. Com o RU, ampliamos as condições de permanência do aluno na universidade", disse José de Arimatéia.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José de Arimatéia

O Diretor do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Mauro Sérgio Lima, agradeceu o empenho e a disponibilidade da administração superior da UFPI em dar resolubilidade às demandas do campus. Reconheceu a importância dos alunos manifestarem suas necessidades e do compromisso de preservarem as melhorias conquistadas. "A direção do campus está sempre aberta a ouvir e a atender as solicitações, mas é importante a colaboração de todos para preservação da estrutura conquistada".

Diretor do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), Mauro Sérgio Lima

Representando os alunos do CAFS, o acadêmico do 7° período de Enfermagem, Phellype Kayyaã da Luz relembrou o movimento de manifestação por melhorias no campus e agradeceu à administração superior da UFPI pelo compromisso assumido e cumprido. "Sabemos cobrar, mas também sabemos reconhecer e agradecer. Hoje, temos acesso à internet sem fio, a livros e a um restaurante confortável, com refeições de boa qualidade e preço acessível", disse.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Prof.ª Cristiane Batista Torres, explicou que o restaurante universitário faz parte da política de assistência estudantil. "É importante que cada campus da universidade tenha uma unidade do restaurante universitário. Com a abertura deste RU, todos os campi da UFPI passam a contar com restaurante. O RU do campus de Floriano tem capacidade superior a atual demanda, com previsão para atender as necessidades por mais de dez anos", disse.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Cristiane Batista Torres

Comunidade acadêmica acompanha solenidade de abertura integral do RU-CAFS

A obra do RU de Floriano tem área total de 1.587,79 m² e valor investido de R$ 3.479.517,30 milhões. O ambiente é climatizado e as telhas utilizadas são termoacústicas. "O telhado é composto por telhas metálicas preenchidas com material isolante, o que confere à cobertura características isolantes, térmicas e acústicas. O resultado é um ambiente refrigerado e silencioso", explicou o engenheiro responsável pela obra, Francisco Melão. O forro é em fibra mineral, proporcionando redução de ruídos.

O refeitório tem capacidade para 192 lugares, com local adaptado para cadeirantes. A previsão é de que sejam servidas 1.200 refeições diárias, incluindo almoço e jantar. Ana Lúcia Fontes, responsável técnica do RU-Floriano, explica que o cardápio é definido mensalmente, com preparação semelhante aos demais campi da UFPI. Os preços do bandejão também são iguais aos demais RUs: R$ 0,80 para alunos, R$ 1,25 para funcionários e R$ 3,00 para visitantes. De segunda a sexta, o RU abre para almoço, no horário de 11h às 13h30 e jantar, das 17h às 19h. Aos sábados, funciona para almoço, no horário de 11h às 13h.

O RU está equipado com 04 câmaras frigoríficas, 02 depósitos (gêneros alimentícios e material de limpeza), um grupo motor gerador de 81 kVa (que entra automaticamente em funcionamento em caso de falha no fornecimento de energia elétrica), 02 balcões térmicos refrigerados e cozinha industrial com capacidade para produzir 3.000 refeições/dia.

Cozinha industrial com capacidade para produzir 3.000 refeições/dia

Depósito para gêneros alimentícios

Na oportunidade, o Reitor entregou a chave da sala da Empresa Júnior de Administração ao aluno do 7° período do curso de Administração e Diretor Presidente da Multi Assessoria Empresarial Júnior, Felipe Rodrigues.

Reitor José de Arimatéia e o Diretor Presidente da Empresa Júnior de Administração (MAE Jr. CAFS), Felipe Rodrigues

Confira mais imagens da abertura integral do Restaurante Universitário do CAFS

Ana Lúcia Fontes, responsável técnica do RU-CAFS, Jaudimar Vieira Menêzes, Coordenadora de Nutrição e Dietética dos RUs e Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

Multi Assessoria Empresarial Júnior (MAE Jr. CAFS)