Entre os dias 3 e 7 de junho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia as atividades da Comissão de Avaliação de Livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na oportunidade, serão avaliados os livros produzidos por todos os Programas de Pós-Graduação na área de Educação do Brasil no ano de 2012. A ação tem por objetivo estabelecer o padrão de qualidade exigido pela CAPES para os cursos de mestrado e de doutorado, contribuindo para seu aprimoramento.
Representantes da UFPI se reúnem com membro da Comissão de Avaliação de Livros da CAPES na manhã desta quarta-feira (22)
Coordenadora da Comissão de Avaliação de Livros da CAPES no triênio 2010-2012, Prof.ª Dr.ª Flávia Obino Corrêa Werle colocou que este processo "representa um importante aporte às pesquisas realizadas dentro do Programa de Pós-Graduação porque promove um diálogo com o que é produzido atualmente", e destacou a visibilidade promovida pelo procedimento avaliativo aos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil. "O montante de livros esperado está entre 1.300 e 1.500, e este acervo será adicionado à biblioteca da UFPI. A avaliação dos livros é muito importante porque mostra o quanto as pesquisas realizadas na área de Educação em todo o país produziram de conhecimento. Além disso, algumas das obras foram publicadas no exterior, o que representa uma internacionalização que estes programas estão recebendo", disse.
Durante a solenidade, que acontece no Prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação (CCE), estarão presentes as coordenadoras da área de Educação da CAPES, Clarilza Prado de Sousa e Marlúcia Menezes de Paiva, e 25 professores de diferentes programas de Pós-Graduação do país.