Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pós-Graduação e Graduação em História convidam para aula inaugural

Pós-Graduação e Graduação em História convidam para aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil e o curso de graduação em História da Universidade Federal do Piauí convidam a comunidade acadêmica para a aula inaugural do período letivo 2013.1, a ser realizada no dia 27/05 (segunda-feira), às 18h30, no Auditório Noé Mendes (CCHL).

Com o tema "E.P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico: 50 anos de A formação da classe operária inglesa", a aula inaugural será ministrada pelo historiador Marcelo Badaró Mattos, professor Titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcelo Badaró Mattos possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de Produtividade do CNPq. Tem experiência nas áreas de Metodologia e Teoria da História e de História do Brasil, com ênfase em História do Brasil República e História Social do Trabalho, atuando também nos seguintes temas: História do Brasil recente, história social urbana do Rio de Janeiro e partidos e organizações de esquerda.

Livros publicados:

•E. P. Thompson e a tradição de crítica ativa do materialismo histórico;
•Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca; Reorganizando em meio ao refluxo;
•Novos e velhos sindicalismos no Rio de Janeiro;
•Trabalhadores e sindicatos no Brasil (em 2ª edição);
•O sindicalismo brasileiro após 1930;

Organizador dos livros: História: pensar e fazer; Greves e repressão policial no Rio de Janeiro e Trabalhadores em greve, polícia em guarda, entre outros.