Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: Colégio Técnico realiza solenidade de abertura do PRONATEC

Bom Jesus: Colégio Técnico realiza solenidade de abertura do PRONATEC

A solenidade de abertura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/2013) foi realizada no auditório do Campus Cinobelina Elvas (CPCE), na última sexta-feira (17). O evento contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Miguel Ferreira Cavalcante Filho - que representou o Magnífico Reitor; da diretora do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), Oldênia Fonseca Guerra; do vice-diretor do CTBJ, Raimundo Falcão; do coordenador do PRONATEC, José Luiz da Silva; do diretor do CPCE, Stélio Bezerra; do coordenador dos cursos técnicos da educação básica Francisco de Assis Sinimbú Neto; do vice-prefeito de Bom Jesus, Benigno Novo e ainda com a participação de prefeitos e representantes das cidades da região beneficiadas pelo programa.

O PRONATEC foi criado com o objetivo de expandir e interiorizar a oferta de educação profissional. No seu segundo ano de existência, o Programa vem atendendo grande parcela da população da região de Bom Jesus e adjacências, contemplando estudantes da rede pública de ensino e trabalhadores, especialmente ligados as áreas de agricultura, saúde e outros serviços.

De acordo com José Luiz da Silva, coordenador do programa, em 2012 foram ofertados 9 cursos em 22 turmas de qualificação profissional para 850 beneficiários em 4 cidades (Bom Jesus, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia e Manoel Emídio). Em 2013, serão oferecidas 67 turmas, em 20 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Técnicos, dispersos em Bom Jesus e mais 9 unidades remotas (Cristino Castro, Santa Luz, Alvorada do Gurgueia, Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins, Manoel Emídio, Redenção, Curimatá e Avelino Lopes). O número de beneficiados subiu para 2.260, representando um crescimento de 170%. O volume de recursos envolvidos na execução desse Programa em toda essa região é da ordem de R$ 9 milhões de reais.

A diretora do CTBJ, Oldênia Fonseca Guerra, acredita que o PRONATEC se constitui como um dos maiores programas de extensão da UFPI na atualidade. "O Programa representa uma oportunidade ímpar de qualificação para os jovens, com vistas à sua inserção no mundo do trabalho, e para os trabalhadores que não tiveram, no passado, acesso ao ensino formal e menos ainda à educação profissional. Assim, levando qualificação profissional aos jovens e aos adultos trabalhadores, estamos de fato cumprindo um papel social importantíssimo para o desenvolvimento da região sul piauiense", diz.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)

O que é?

• O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Objetivos:

• expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
• construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
• aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
• aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
• melhorar a qualidade do ensino médio.