Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos da UFPI realizam atividades para recepcionar alunos ingressantes

Cursos da UFPI realizam atividades para recepcionar alunos ingressantes

Nesta segunda-feira (20), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início ao período letivo 2013.1. Durante esta semana, diversos cursos de graduação organizam atividades acadêmicas de recepção aos alunos ingressantes, a fim de apresentar-lhes os respectivos cursos de graduação e tecer esclarecimentos sobre a realidade das futuras profissões.

Entre os dias 20 e 23 de maio, o curso de Comunicação Social - Jornalismo organiza a Semana do Calouro 2013.1, durante a qual são realizadas palestras ministradas por professores e profissionais da Comunicação e oficinas relacionadas às diferentes áreas de atuação do comunicador, bem como visitas acompanhadas a empresas de comunicação e encontros culturais com a apresentação de bandas locais para os estudantes. Na quinta-feira (23), das 09h às 11h30, acontece o Trote Solidário, com visita à Casa Frederico Ozanam, que acolhe idosos de baixo poder aquisitivo em Teresina. Eliézer Rodrigues, estudante do 3º período e membro do Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPI (CACOS - UFPI), destacou a importância da organização de atividades que aproximem o aluno ingressante da realidade profissional que ele irá vivenciar. "Durante a Semana do Calouro, trazemos um clima de descontração para que os novos alunos se sintam atraídos ao envolvimento com o ambiente acadêmico e saiam com esclarecimentos sobre a realidade da Comunicação", colocou.

No Auditório do CCE, alunos ingressantes do curso de Comunicação Social recebem orientações sobre a experiência acadêmica na UFPI

Confira a Programação da Semana do Calouro 2013.1 do curso de Comunicação Social - UFPI.

O curso de Enfermagem do Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina) realiza, a cada novo período, a Aula Inaugural com a tradicional Cerimônia da Lâmpada. Para o primeiro período letivo de 2013, a Chefia do Departamento de Enfermagem convida a comunidade acadêmica para participar, nesta terça-feira (21), às 09h, da Aula Inaugural "O Bacharelado Enfermagem na UFPI perseguindo a Excelência", a ser ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes Figueiredo. A programação inclui palestras e acontece no Auditório do Departamento de Enfermagem, Bloco 12, Campus Ministro Petrônio Portella.

Confira a Programação da Aula Inaugural do Departamento de Enfermagem/CCS/UFPI 2013.1.

Na semana compreendida entre os dias 27 e 30 de maio, o Centro Acadêmico de História da UFPI (CAHIS - UFPI) realiza palestras com professores universitários, sessões de Cinema na Sala de Vídeo I, localizada no CCHL, e mesa redonda para discussão do tema "Historiografia Piauiense". No dia 03 de junho (segunda-feira), acontece o Trote Solidário, que tem por objetivo arrecadar alimentos para a instituição Lar da Esperança. A estudante do 3º período do curso de História da UFPI e membro do CAHIS, Vívian de Sousa, acredita que a Semana do Calouro é uma forma de conscientizar o estudante no que se refere à vida acadêmica que o aguarda e salienta o papel do Centro Acadêmico em oportunizar essa aproximação entre as duas realidades. "Os palestrantes são professores do curso e o próprio diretor do CCHL, que falarão um pouco de sua própria experiência e sobre o funcionamento do curso, para que os novos estudantes possam descobrir se esta é a carreira que pretendem seguir", disse.

Confira a Programação da Semana do Calouro 2013.1 do curso de História - UFPI.