Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participa de reunião da ANDIFES

Reitor participa de reunião da ANDIFES

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José  Arimatéia Lopes, esteve na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em Porto Alegre, onde participou da CXXI reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Na reunião foram debatidos temas da conjuntura atual, como a autonomia universitária e a relação da IFES com os órgãos de controle interno e externo. Além dos reitores de cerca de 50 universidades, também participaram dessa reunião, como convidados: o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, o secretário de Educação Superior (SESu), Paulo Speller, o secretário de Controle Externo da Educação, Cultura e Desporto, do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Bemerguy, o secretário federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Agapito Teixeira.

Outros assuntos importantes também abordados, foram: o anúncio da medida provisória (MP 614) que corrige distorções na carreira docente e a apresentação do Mestrado Profissional da Andifes, que será ofertado para os servidores técnico administrativos das universidades federais. A explanação foi apresentada pelo coordenador do Comitê Gestor do programa, Dario de Oliveira Lima Filho.

Na volta, o reitor esteve em Brasília onde manteve diversos contatos no MEC, buscando o atendimento de algumas demandas da UFPI. Na avaliação do reitor "foi uma viagem muito proveitosa, pois, além de ter participado da reunião da Andifes, onde foram tratados temas de alta relevância para as universidades federais e, na qual, reafirmamos a necessidade urgente da criação de um incentivo à permanência de docentes nos campi mais distantes das capitais, demanda que contou com o apoio de todos os presentes, a passagem por Brasília também teve um saldo positivo, pois, tivemos a oportunidade de reafirmar e ter uma sinalização positiva, dos setores competentes, ao atendimento de demandas orçamentárias e da reposição dos quadros de servidores docentes e técnico administrativos".