Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET Pedagogia promove oficina 'Conta aqui... Canta Acolá'

PET Pedagogia promove oficina 'Conta aqui... Canta Acolá'

O grupo Programa de Educação Tutorial (PET) - Pedagogia realizou nesta sexta-feira (17), uma oficina de contação de histórias 'Conta aqui... Canta Acolá'. O evento aconteceu no Auditório Professora Maria Salomé de O. Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE), e contou com a presença da contadora de história Maria Norma Sales.

Piauiense de Parnaíba, Maria Norma reside atualmente em Belo Horizonte - MG, onde trabalha há 18 anos com a arte de contar histórias. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Alfabetização e Educação Infantil, a pedagoga diz que as histórias infantis estiveram presentes em sua vida desde muito cedo. Durante a oficina, Norma defendeu a arte de contar histórias como fundamental para a formação pessoal das crianças. "Cresci acostumada a ouvir muitas histórias e acredito que as mensagens passadas por elas me fizeram ser a pessoa que sou", disse.

Maria Norma se dedica há 18 anos a arte de contar histórias

Estiveram presentes no encontro estudantes de Pedagogia e Artes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da FAESPI. Para assistir à palestra, os alunos levaram livros infantis novos ou seminovos como taxa de inscrição. Segundo a professora do curso de Pedagogia da UFPI, Hilda Mara Lopes, todo o material arrecadado no evento será utilizado no projeto 'Arte na Praça', que visa desenvolver a leitura em bairros de Teresina.

Professora Hilda Mara durante apresentação da oficina 'Conta aqui... Conta Acolá'

Ainda de acordo com Hilda Mara, a realização da oficina 'Conta aqui... Conta Acolá' faz parte das atividades do grupo 'Era uma vez', que conta histórias para crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa teve o objetivo de estimular e ensinar os estudantes a arte de contar histórias.

Na oportunidade, além do bate-papo com os participantes, Maria Norma fez uma rápida apresentação que envolveu o público presente ao mesclar histórias e músicas. Para a estudante de Pedagogia, Francisca Maria, as técnicas apresentadas por Maria Norma contribuíram para sua aprendizagem. "Ela nos ensinou de forma divertida como chamar a atenção do público de maneira a não deixar a história monótona."

Participantes aprenderam técnicas da contação de histórias