Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do CTT-UFPI realizam homenagem aos 59 anos do Colégio Técnico
Início do conteúdo da página

Alunos do CTT-UFPI realizam homenagem aos 59 anos do Colégio Técnico

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Em comemoração ao 59º aniversário do Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os alunos do CTT-UFPI participaram na manhã desta quinta-feira (09), de uma Maratona Esportiva no espaço do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Na oportunidade, os alunos realizaram a exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional", com apresentação de trabalhos dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa. As atividades fazem parte da Semana de Comemoração dos 59 anos do antigo Colégio Agrícola de Teresina, organizada pelas professoras Rita de Cássia Magalhães Mendonça e Maria Rita Barbosa de Sousa, respectivamente, vice-diretora e orientadora pedagógica do CTT.

Maratona Esportiva

O percurso da Maratona Esportiva foi iniciado na entrada do espaço do Campus de Teresina, e a linha de chegada foi posicionada à entrada do Colégio Técnico. A competição começou às 7h e premiou os cinco primeiros colocados, para os quais serão entregues medalhas durante o café da manhã a ser realizado nesta sexta-feira (10), às 07h15, no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Colégio Técnico de Teresina promove Maratona Esportiva em homenagem a seus 59 de história

A vice-diretora do CTT, Prof.ª Ms. Rita de Cássia Magalhães Mendonça, destacou a importância da Maratona Esportiva enquanto atividade que se coloca entre as diversas práticas de motivação realizadas neste setor da UFPI para qualificar os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem e Informática. "Os alunos do Colégio Técnico de Teresina contam com uma boa estrutura que os capacita ao mercado de trabalho. A Maratona Esportiva se soma a outras atividades esportivas promovidas nesta área e tem por objetivo estimular seus participantes à competição", colocou.

Participantes da Maratona Esportiva são recebidos por estudantes e professores do CTT à linha de chegada

Durante atividade física, estudantes percorrem o Campus de Teresina em homenagem ao 59º aniversário do CTT

Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional"

Durante o intervalo das aulas, estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do CTT realizaram a Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional", com apresentação de trabalhos cujo embasamento teórico se centra na obra "Entre trilhas e veredas: histórias e memórias do Colégio Agrícola de Teresina", da Prof.ª Ms. Julinete Vieira Castelo Branco.

Na ocasião, os alunos expuseram aos presentes a transição estrutural atravessada pelo Colégio Técnico de Teresina, desde sua instalação até sua configuração atual, com o levantamento das reformas realizadas no setor para fornecer maior qualidade ao ensino técnico oferecido pela instituição, como a instalação de novos equipamentos nos laboratórios do CTT, o aumento do número de bolsas de iniciação científica ofertadas aos estudantes e a instalação de uma Estação de Meteorologia no CCA.

Alunos do CTT fazem um comparativo entre a configuração atual e as condições estruturais do setor no passado

Realizada durante o intervalo das aulas, Exposição "CTT: 59 Anos dedicados à Formação Profissional" conta com a participação de alunos de períodos diversos

Em seguida, as subdivisões administrativas do CTT foram pontuadas e, a cada uma delas, foi atribuída uma função. Isabel Nunes, estudante do 2º Ano A do Colégio Técnico, afirmou sentir-se emocionada com a oportunidade de estudar em uma instituição que lhe oferece tantas possibilidades, e destacou a importância da Orientação Psicológica para seu desempenho escolar. "Quando cheguei ao Colégio Técnico, meu desempenho não era muito bom, e a orientação psicológica foi muito importante para me motivar a melhorar em meus estudos. Sinto muito orgulho e gratidão por estudar aqui", disse.

Histórico de instalação do Colégio Técnico de Teresina (CTT)

O Colégio Agrícola de Teresina, foi instalado em 10 de maio de 1954, por iniciativa do Governo Estadual e Federal. No primeiro acordo firmado entre os Governos, o Estado doou à União uma gleba de terras para que nela fosse instalada uma Escola Agrotécnica e um Centro de Tratorista.

Em 09 de julho de 1954 foi nomeado seu primeiro Diretor, o Engenheiro Agrônomo CARLOS ESTEVAM PIRES REBELO.

A Escola Agrotécnica de Teresina pertenceu ao Ministério da Agricultura vinculada a Superitendência do Ensino Agrícola e Veterinário de 1954 até 1964. Pelo Decreto nº 53.558 de 13.02.64 passou a denominar-se Colégio Agrícola de Teresina.

A partir de 21 de maio de 1964, por determinação Presidencial através do Decreto nº 60.731/64, passou para o Ministério da Educação e Cultura vinculado ao Departamento de Ensino Médio (DEM) onde permaneceu sob orientação até o ano de 1973 quando foi criada a Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI), essa subordinada ao Departamento de Ensino Médio.

O Curso Técnico a nível de 2º Grau teve início no ano de 1971 (Técnico Agrícola).

O período de controle direto do MEC prolongou-se até o ano de 1976, quando o Governo Federal através do Decreto nº 78.672 de 05 de novembro de 1976, vinculou o referido Colégio à Universidade Federal do Piauí.

A primeira turma de Técnicos Agrícolas a nível de 2º Grau saiu em 1973. A partir de 1976, o nome foi modificado para Técnico em Agropecuária, o que permaneceu até a Reunião do Conselho Universitário da UFPI do dia 23/01/2013 alterando o nome dos Colégios Técnicos vinculados através da RESOLUÇÃO nº 003/13 da UFPI.

Na forma da Lei nº 11.892, de 29/12/2008, de Colégio Agrícola de Teresina (CAT), Colégio Agrícola de Floriano (CAF) e Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) para, respectivamente, Colégio Técnico de Teresina (CTT), Colégio Técnico de Floriano (CTF) e Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ).

Fim do conteúdo da página