Festival Cinema pela Verdade promove debates sobre a ditadura

O Governo Federal, através da Comissão de Anistia, lança, anualmente, o edital do projeto "Marcas da Memória", que seleciona projetos culturais, artísticos e científicos na temática "Justiça de transição: reparação, memória e verdade". No período de 30 de abril a 03 de maio, estudantes universitários das áreas de Cinema, Letras, Comunicação Social, Ciências Sociais, História, Sociologia e Direito reúnem-se no Rio de Janeiro para participar de uma capacitação de "agentes mobilizadores" para a 2ª edição do Festival Cinema pela Verdade. Este ano, o evento promove debates sobre a ditadura em 27 universidades brasileiras, e tem como representante da Universidade Federal do Piauí (UFPI) o estudante do 8º período de História, Bruno Bandeira de Vasconcelos.

O estudante destacou que este é um evento de formação e produção, e salientou a importância da participação neste para sua formação acadêmica. "Este é um evento de formação e produção. Foram realizadas diversas palestras, inclusive com diretores e co-roteiristas de alguns dos filmes que serão trabalhados. O que foi discutido durante os 5 dias de curso equivale a uma cadeira na Universidade. Isso traz para o meu currículo um curso nacional que me ensinou como realizar um evento na minha cidade, desde a divulgação até os relatórios", colocou.

Durante o Festival, serão promovidos bate-papos com especialistas e/ou protagonistas da Ditadura Civil-Militar latino-americana e sessões gratuitas e abertas ao público de cinco filmes relacionados ao tema, com o objetivo de enriquecer a consciência histórica de seus participantes. Na UFPI, a programação do evento se inicia no dia 22 de maio.