A palestra "A rede de atenção de emergência nos EUA" encerrou as atividades do segundo dia do Congresso Internacional de Atenção à Saúde. Ministrada pelos médicos norte-americanos Jonel Daphnis e a Emily Nichols, sob a coordenação do Dr. Anníbal Amorim, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (Fiocruz-MS), a palestra teve como foco a medicina de emergência e foi apresentada a uma plateia formada por estudantes, professores e profissionais das áreas de saúde.
Durante a apresentação, os palestrantes expuseram as origens históricas da rede de emergência nos Estados Unidos, associando seu surgimento à ideia de levar igualdade e justiça social ao país. Em seguida, foram explanadas as subdivisões da área médica emergencial e as estratégias utilizadas para aproximar este setor de sua função social, dentre os quais se colocam programas sociais, treinamento de profissionais da saúde e pesquisas no campo. A este respeito, a Dr.ª Emily Nichols sublinhou a abrangência da rede de emergência para a organização social tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil. "Temos que nos lembrar que os cuidados de emergência são o primeiro passo para o bem estar físico, mental e social", colocou.
O coordenador da palestra, Dr. Anníbal Amorim, salientou a importância do contato entre a realidade das redes de emergência estadunidenses e o tratamento brasileiro direcionado ao mesmo setor enquanto oportunidade de troca de soluções aplicáveis ao sistema de saúde pública de ambos os países. "É importante que as pessoas que participam da programação possam perceber de que forma podem transformar sua realidade para melhorar as condições de atendimento da população com a qual trabalham. Podemos tanto aprender quanto ensinar no que se refere ao tratamento médico. A singularidade na técnica médica brasileira pode fazer com que as pessoas de fora encontrem outras estratégias para enfrentar os problemas do dia-a-dia de um hospital de emergência", disse.
O coordenador fez ainda um convite à participação da Conferência 01: Direitos das pessoas com deficiências, a ser realizada neste sábado (04), a partir das 8h, durante a qual será exibido o filme "Um Dia Especial". Ele assinalou a importância de dar voz aos pacientes como forma de dar-lhes condições para segurar no leme de suas vidas e transformar suas vidas para melhor. Ao fim da palestra, foi aberto o debate para discutir questões estruturais do sistema de saúde brasileiro.
Dr. Anníbal Amorim