Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mesas redondas compõem a programação do I Congresso de Atenção à Saúde

Mesas redondas compõem a programação do I Congresso de Atenção à Saúde

Mesas redondas e apresentação de trabalhos deram continuidade à programação do I Congresso Internacional em Atenção à Saúde na tarde desta sexta-feira (03). O evento que está sendo realizado no Blue Tree Towers - Rio Poty, conta com a participação de conferencistas de diversas regiões do país e do exterior.

Durante toda a tarde foram realizadas seis mesas redondas. Mesa 01: A rede de atenção odontológica na Atenção Primária; Mesa 02: As redes de atenção no mundo; Mesa 03: Educação em Saúde; Mesa 04: Planejamento para o SUS e Auditoria; Mesa 05: Políticas e Programas Nacionais para o SUS e Mesa 06: A importância do Sistema Renal e Cardiovascular.

A mesa 01: A rede de atenção odontológica na Atenção Primária, coordenada pela Dr.ª Maria da Glória Carvalho Moura, foi composta por três conferências. Conferência 01: Qualificação Profissional via PRONATEC, ministrada pela Dr.ª Zita Machado Castro; conferência 02: O SUS e os serviços de saúde no Brasil, ministrada pelo Dr. Paulo Capel Narvai - USP e conferência 03: O PRONATEC no Piauí/UFPI, ministrada pelo Dr. Gilmar Duarte - CAFS-UFPI.

A mesa 02, As redes de atenção no mundo, coordenada por Francisco Passos Costa, teve a participação de conferencistas internacionais e também foi composta por três conferências. Conferência 01: As redes de Atenção em Cuba, conferencista Dr. Maicon Nunes martins - Cuba; Conferência 02: A rede de atenção de emergências pediátrica nos EUA, conferencista Dr. Jonel Daphnis e conferência 03: A rede de atenção de emergência pediátrica nos EUA.

Na mesa 03 o tema em foco foi a Educação em Saúde, com a realização das conferências: A educação em saúde na graduação na saúde; A educação em saúde na pós-graduação (lato e stricto senso) em saúde, ministrada pela Dr.ª Ana Claudia Gastal - UFPel; e A Universidade Aberta do SUS, ministrada pelo Dr. Vinícius de Araújo Oliveira UNASUS - MS. A mesa foi coordenada pela professora Lis Medeiros, coordenadora geral do evento.

Sob coordenação do Dr. Viriato Campelo - UFPI, a mesa 04 abordou o Planejamento para SUS e Auditoria. A mesma foi composta por quatro conferências, foram elas: conferência 01: O Contrato para gestão no SUS, conferencista Dr. José Ivan - Diretor de Planejamento da SESAPI; conferência 02: O planejamento e a gestão, conferencista COSEMS; conferência 03: O planejamento e o controle social nas ações: Instrumentos de planejamento, conferencista Dr. Jorge Barreto - COSEMS e conferência 04: O contrato para gestão no SUS, conferencista Dr.ª Mônica Sampaio de Carvalho SGETES - MS.

Políticas e Programas Nacionais para o SUS foi o tema da mesa 05. Coordenada pelo Dr. Paulo Humberto Moreira Nunes - UFPI, que teve três conferências: Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, ministrada por Angelo Giovani Rodrigues - MS; Pró-saúde e PET Saúde, ambas ministradas pela Dr.ª Eliana Gldfarb Cyrino - MS.

A mesa redonda 06, sob o tema A importância do Sistema Renal e Cardiovascular, coordenada pelo Dr. Maurício Paes Landin, contou com duas conferências: Risco cardiovascular da lesão renal, conferencista Dr. José Tibúrcio do Monte Neto, e Projeto Pense, conferencista Dr. Benjamin Pesoa Vale.

Para a coordenadora geral do evento, professora Lis Cardoso, a realização das conferências se configura como um dos momentos mais significativos do evento, pois possibilita o contato do público com pessoas extremamente capacitadas, nas quais valiosas informações são repassadas. "Nós tivemos o privilégio de contar com a participação de pessoas muito capacitadas. As conferências se configuram como um momento muito importante que o Piauí vive", destacou.

Apresentação de Banners e Trabalho Oral também fizeram parte da programação. Dentre eles está o da estudante do quinto período de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Jaqueline Ribeiro, sob o título A visita domiciliar e seus entraves em um bairro do auto-oeste potiguar. "Participar de um evento dessa grandiosidade é extremamente importante para nós alunos, pois nos possibilita o contato com profissionais da área e amplia nosso horizonte diante dos temas debatidos", avaliou.