Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Iniciativa do Campus de Bom Jesus é apresentada no Encontro dos Municípios

Iniciativa do Campus de Bom Jesus é apresentada no Encontro dos Municípios

Os projetos de extensão "Universidade e mobilização social", "Educação ambiental nas escolas rurais de Bom Jesus" e "Horta comunitária na comunidade Gruta Bela", desenvolvidos no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), configuraram a iniciativa que recebeu o prêmio "Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental e Urbana" do Ministério do Meio Ambiente, na categoria "Melhor prática de educação ambiental na escola do campo do semiárido e do bioma caatinga". O trabalho foi exposto no "II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável", que ocorreu em Brasília, entre os dias 23 e 25 deste mês.

A ação faz parte de políticas adotadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que incentivam as boas práticas ambientais e premia os órgãos e instituições do setor público na promoção da sustentabilidade. As iniciativas premiadas são aquelas que se destacam em quatro categorias: gestão de resíduos sólidos; uso sustentável dos recursos naturais; inovação na gestão pública e destaque na Agenda Ambiental na Gestão Pública (A3P).

Conheça os projetos "Universidade e mobilização social", "Educação ambiental nas escolas rurais de Bom Jesus" e "Horta comunitária na comunidade Gruta Bela".

Os projetos foram idealizados por alunos e professores da CPCE/UFPI e por coordenadores da Escola Municipal Marco Júlio, localizada na zona rural de Bom Jesus, durante o período de 2010 e 2012. A iniciativa atendeu diversas comunidades do semiárido piauiense, como as localidades de Gruta Bela e assentamento Brejo dos Altos, em Bom Jesus, promovendo cursos, eventos, atividades, visitas, exposições de saberes, hortas e outras ações. O projeto objetivava despertar o interesse da comunidade pela Agroecologia e por questões ambientais.

As atividades foram coordenadas pelo professores do Campus de Bom Jesus: Janailton Coutinho, Lilian Silva Catenacci, Leandro Pinto Xavier e Sinevaldo Moura e contou com a participação de 40 estudantes dos cursos de Biologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Veterinária e Zootecnia.

"Optamos por trabalhar com educação ambiental na escola do campo por ser esta historicamente abandonada. Pensamos que novas práticas ambientais devem ser urgentemente construídas. Assim criamos o nosso projeto para junto com a comunidade pensar e reconhecer novos saberes", explicou o Prof. Janailton Coutinho.

Segundo o professor Janailton Coutinho, a receptividade da comunidade e dos alunos das escolas atendidas pelos projetos foi imediata. "Após as realizações das dinâmicas com o grupo, decidiu-se discutir como tema central a água. Temas como lixo, agricultura orgânica, agroecologia e o uso dos recursos naturais pela comunidade para geração de renda também permeariam as atividades", disse.

Reconhecimento do bom trabalho

Em 2012, os coordenadores do projeto Janailton Coutinho, Lilian Silva Catenacci e Sinevaldo Moura inscreveram o trabalho desenvolvido em Bom Jesus em um edital do MMA que premiava boas práticas de educação ambiental na agricultura familiar brasileira. "Concorremos na categoria "Prática de educação ambiental na escola do campo" e fomos premiados como a melhor iniciativa do semiárido e do bioma caatinga. Com isso, ganhamos um certificado do MMA, publicamos a experiência no livro Boas práticas de educação ambiental na agricultura familiar e participamos do evento de mesmo nome em Brasília", relatou o professor.

Em 2013, o projeto foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente a participar do "II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - Desafios dos novos governantes locais (II EMDS)", promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento tem como objetivo discutir e construir coletivamente uma agenda da federação brasileira, priorizando o desenvolvimento local sustentável. As professoras Elizabeth Zanon e Elza dos Santos, da Escola Municipal Marcos Júlio, de Bom Jesus (PI), e o estudante Flávio Dias de Castro, da Universidade Federal do Piauí, representaram o projeto no estande montado no encontro.

A premiação do Projeto representa o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por toda equipe. "Fomos reconhecidos e escolhidos como a melhor experiência em educação ambiental na escola do campo da caatinga. Isto marca a importância do nosso trabalho construído por todos. Hoje, os professores da Escola Marco Júlio estão fazendo formação de professores em outras localidades, ou seja, ensinando novas práticas ambientais a partir de suas experiências", avaliou Janailton Coutinho.