A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), realizou nesta sexta-feira (26), o IX Encontro de Apresentação do Programa de Monitoria 2013.1 e o I Treinamento de Módulo de Monitoria do SIGAA. O evento aconteceu no Auditório "Professor Luís do Rêgo Monteiro", do Centro de Tecnologia (CT), e contou com a presença de Chefes de Departamentos de Ensino, Chefes de Cursos, Diretores de Unidades de Ensino, Diretores de Campi, representantes do Diretório Central de Estudantes e dos Centros Acadêmicos, Docentes e Discentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Durante a abertura do evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal, destacou que o Encontro trata-se do seguimento das ações de ensino da UFPI, tendo por finalidade socializar as ações do Programa de Monitoria, bem como qualificar o acompanhamento de monitores remunerados e não remunerados. "A monitoria vai além do certificado, pois também dá ao aluno a possibilidade de um ganho pessoal, intelectual e compartilhamento do conhecimento com o professor/orientador", disse.
Prof. Drª Maria do Socorro Leal destaca importância da monitoria para o crescimento intelectual do aluno
Na oportunidade, também foram fornecidas informações referentes à operacionalização do Módulo de Monitoria no SIGAA, bem como dos seus ajustes visando otimizar as atividades relativas ao exercício da monitoria no mencionado semestre acadêmico.
Prof. Msc. Armando Soares tira dúvidas sobre a movimentações do SIGAA
De acordo com a coordenadora da CAAP, Prof.ª Dr.ª Rosa Lina Gomes, atualmente, a UFPI conta com 1.121 monitores, sendo que 432 são bolsistas, recebendo o valor de R$ 360,00. Para o semestre 2013.1 a universidade vai oferecer 491 bolsas.
Prof. Drª Rosa Lina Gomes apresenta detalhes do Programa de Monitoria da UFPI
Para o professor do curso de Ciências da Natureza, Rômulo José Fontenelle, o evento foi uma excelente oportunidade de se relacionar com as pessoas ligadas à PREG e CAAP. "Estamos tendo a chance de falar das dificuldades em relação as monitorias, além de tirar dúvidas sobre o SIGAA", enfatizou.
O estudante do 5º período do curso de Pedagogia, Tarcísio Welvis, avalia que o Encontro e Treinamento possibilitam que alunos e professores conheçam suas obrigatoriedades. Ainda conforme o monitor, a realização do processo por meio do SIGAA é justa. "Agora o sistema é quem faz todo o processo de seleção, sem interferência de terceiros, o que faz com que a nota do aluno seja o principal meio de se conseguir a monitoria."
Professores e alunos tiram dúvidas sobre o Programa de Monitoria da UFPI
O Programa de Monitoria 2013.1 estará com inscrições abertas de 20 a 22 de maio de 2013. Para participar do programa os alunos devem estar regularmente matriculados da UFPI; ter cursado o mínimo de dois períodos letivos; ter sido aprovado com a nota mínima de 7 (sete) na disciplina objeto da monitoria; ter sido aluno da disciplina objeto da monitoria, em um tempo máximo de três semestres letivos; a disciplina objeto da monitoria deve estar relacionada ao curso que o aluno está matriculado na UFPI ou equivalente; declarar no ato da inscrição no SIGAA, não possuir qualquer outro tipo de bolsa da UFPI ou de outra Instituição Federal de Educação (IFES) ou de órgãos conveniados com esta IFES, exclusivamente para alunos-candidatos à monitoria remunerada.
Para mais informações acesse o Edital de seleção do Programa de Monitoria 2013.1. Veja também: PREG divulga aditamento relativo à seleção e acompanhamento de monitores.