Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ações da Fiocruz-Piauí têm início com lançamento de Mestrados

Ações da Fiocruz-Piauí têm início com lançamento de Mestrados

Durante a manhã desta quarta-feira (25), a administração superior da Universidade Federal do Piauí esteve reunida com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de órgãos ligados à saúde, pesquisa e educação do Estado com o objetivo de discutir as ações que serão desenvolvidas pela Fiocruz no Piauí a partir de 2013. Entre as ações está a oferta de curso de pós-graduação stricto sensu como o "Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza" e o "Mestrado em Medicina Tropical", ambos com lançamento de edital previsto para a próxima semana.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; representante da Fiocruz, Mariana Borges e o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha

Na reunião, tratou-se basicamente de ajustes referentes à proposta do programa do Mestrado Profissionalizante em Epidemiologia; que foi discutida, repensada e consolidada a partir de observações dos participantes.

Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/Fiocruz

Representantes da ENSP/Fiocruz apresentam proposta do edital para Mestrado

- Público-Alvo: Técnicos de nível superior, pertencentes ao quadro de pessoal efetivo, que atuem preferencialmente na área de Vigilância em Saúde das três esferas de governo, nos estados do Piauí e Maranhão.
- Número de vagas: 25 vagas.
- Duração: 24 meses

O mestrado tem seu foco em doenças transmissíveis relacionadas à pobreza como hanseníase, filariose, esquistossomose, oncocercose como problema de saúde pública, tracomo como causa da cegueira, controle dos geohelmintíases e de outras; em consonância com o Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde para enfrentamento de doenças com possibilidades concretas de controle e eliminação. E tem como público-alvo profissionais de saúde do setor público inseridos nos serviços de saúde, que ao final do curso sejam capazes de desenvolver habilidades para atuarem nas ações de vigilância, controle e eliminação dessas doenças com vistas a consolidar ações estratégicas.

"Entendemos a formação de recursos humanos como um dos componentes da Política de Saúde. Queremos que esse curso tenha o diferencial de ser um instrumento de enfrentamento dos problemas relacionados a contextos e problemas de saúdes específicos", disse a representante do Ministério da Saúde.

O Curso apresenta estrutura modular e será realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 40 horas/aula cada. O candidato selecionado será acompanhado por um professor-orientador da Fiocruz e um co-orientador pertencente ao quadro da UFPI. "A co-orientação local é importante tanto para ajudar o aluno na condução do objeto de pesquisa como para fortalecer a UFPI dando condições para a universidade assumir sozinha uma pós-graduação futura", destacou a Vice-Reitora, Nadir Nogueira, interlocutora da universidade com a Fiocruz.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz, instituição promotora, é responsável pelo processo de seleção, composto por três etapas eliminatórias: prova de inglês, prova escrita e entrevista com análise de projeto e currículo. Tanto o processo de seleção como as aulas presenciais ocorrerão nas dependências da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina, Piauí.

Mestrado em Medicina Tropical
- Vagas: 15 vagas (10 para médicos e 05 para profissionais de áreas afins)
- Duração: 24 meses

Parceria UFPI e Fiocruz-Piauí

A Universidade Federal do Piauí é parceira da Fundação Oswaldo Cruz na implantação da unidade da Fiocruz-Piauí. Além de colaborar com a infraestrutura física e humana, a direção superior da UFPI disponibilizou, por meio de termo de concessão de uso, um terreno de 13 hectares localizado na Avenida Presidente Kennedy, para construção da sede física da Fiocruz-Piauí.

Comissão visita a área destina às futuras instalações da Fiocruz-Piauí

O projeto arquitetônico da sede Fiocruz-Piauí também foi desenvolvido em parceria entre arquitetos das duas Instituições, Prof.ª Kaki Afonso e Gustavo Guimarães, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e da Fiocruz, respectivamente.

A Coordenadora de Gestão e Planejamento da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Mariana Borges, informou que o processo licitatório para construção da sede Fiocruz-Piauí está previsto para julho deste ano e todo recurso está assegurado.

Projeto arquitetônico das futuras instalações da Fiocruz-Piauí