Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do INPE ministra seminário na UFPI sobre propulsão iônica

Professor do INPE ministra seminário na UFPI sobre propulsão iônica

A Universidade Federal do Piauí, por meio do curso de pós-graduação em Física, sob coordenação do Prof. Dr. Alexandre M. P. dos Anjos, realiza nesta quinta-feira (25), às 16h, no Auditório do Departamento de Física CCN/UFPI, o seminário Propulsão Iônica: breve história e desenvolvimento no INPE, que será ministrado pelo Prof. Dr. Gilberto M. Sandonato - pesquisador do Laboratório Associado de Plasma do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O professor irá apresentar as tecnologias de propulsores elétricos (à plasma) que atualmente participam - e participarão - em missões espaciais de espaço profundo e, em órbitas interplanetárias, como proposta alternativa e eficiente de produção de empuxo, em contrapartida aos propulsores químicos convencionais.

Prof. Dr. Gilberto M. Sandonato

Graduado e mestre em Física pela USP São Carlos e doutor em Física de Plasma pelo ITA. Pioneiro no desenvolvimento de propulsores iônicos na América Latina. Ao longo de 30 anos de carreira estabeleceu toda a infraestrutura laboratorial, bem como uma tecnologia nacional para o desenvolvimento destes propulsores, além de diversas contribuições na área científica e tecnológica.

Colaborador de instituições de pesquisa e ensino internacionais, tais como, Princeton USA, Universidade do Colorado USA, Universidade de Michigan USA, Southampton UK, Qinetiq UK e nacionais tais como ITA, UNIVAP, UNB. Co-fundador da rede brasileira de propulsão elétrica.