Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI firma parceria com CLUB para estudo sobre logística urbana em Teresina

UFPI firma parceria com CLUB para estudo sobre logística urbana em Teresina

Na tarde desta quarta-feira (24), pesquisadores do Centro de Logística Urbana do Brasil (CLUB) e representantes da Prefeitura Municipal de Teresina estiveram reunidos com o magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. O encontro, que aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, teve o intuito de firmar convênio para estudo sobre a logística urbana de transporte de carga em Teresina.

O CLUB tem como função fomentar a discussão, a produção e a publicação de pesquisas e práticas adequadas à realidade da logística urbana brasileira. "A Prefeitura Municipal de Teresina entrou em contato com o centro, que é coordenado pela Universidade Estadual de Campinas, com o objetivo de realizar um estudo sobre a cidade. Para isso, contamos com o auxílio dos pesquisadores da UFPI para o desenvolvimento dos trabalhos", disse o coordenador do CLUB, Prof. Dr. Orlando Fontes Lima Jr.

O coordenador explicou que a pesquisa inicia com aplicação de metodologia e Grupo Focal. "A primeira etapa tem a duração de seis meses e consiste na pesquisa dos problemas da cidade. Na segunda, os pesquisadores se reúnem para discutir as soluções para os eventuais problemas", informou o professor.

O Reitor José Arimatéia Dantas Lopes afirmou que a Universidade está disposta a contribuir com os trabalhos. "O CLUB, bem como a Prefeitura de Teresina, podem contar com o apoio da nossa instituição para o que for necessário. A UFPI está sempre à disposição em apoiar trabalhos que engrandecem nossa cidade e nosso Estado", frisou

A Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira, também esteve presente no encontro e ratificou o compromisso da UFPI com a pesquisa. "Nossos pesquisadores estão dispostos a contribuir com o trabalho. Todos os envolvidos com essa pesquisa podem se sentir à vontade em usufruir também do espaço físico da universidade, que conta com uma excelente infraestrutura, e também de salas bem equipadas",  ressaltou a Vice-Reitora.

O CLUB é apoiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No setor público, o centro conta com o apoio de gestores de transportes de alguns municípios brasileiros, como Campinas, Guarulhos, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com Kaki Afonso, secretária Executiva de Planejamento Urbano de Teresina, o estudo vai gerar proposições que apontem para a elaboração e a implementação de soluções para os problemas de logística da cidade.

"Como resultado deste estudo teremos um direcionamento para questões relacionadas às dificuldades de circulação urbana. Nossa proposta é de trabalhar com uma visão de futuro, oferecendo infraestrutura urbana, desenvolvimento econômico e melhoria de vida para os teresinenses e quem circula por aqui", afirmou Kaki Afonso.