Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Declare Certo marca semana de comemoração do dia do Contabilista

Projeto Declare Certo marca semana de comemoração do dia do Contabilista

O Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, realizou de 22 a 24 de abril, na Praça Rio Branco, o Projeto Declare Certo.

Com o objetivo de promover ações que visem à difusão do conhecimento e a conscientização da sociedade da importância pela busca dos seus direitos e o cumprimento de seus deveres, o Projeto integra a programação da comemoração pelo dia do Contabilista, dia 25 de abril.

Delegado da Receita Federal em Teresina, João Batista Barros, prestigiando evento Declare Certo

De acordo com o Prof. Elias Dib Caddah Neto, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) e Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas (DCCA) da UFPI, o Declare propicia aos alunos a união da teoria e prática, e ainda promove ações que visam à difusão de conhecimento para a população. "A importância desse projeto se dá em duas esferas. Para o Conselho Regional de Contabilidade, por estarmos realizando uma ação social, prestando informação e auxilio na declaração de imposto de renda para o contribuinte, e para a Universidade, na medida em que envolve os alunos de Ciências Contábeis, proporcionando a eles o ganho de experiência e conhecimento", afirmou.

Além da prestação de informações sobre a Declaração de Imposto de Renda 2013, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da UFPI, elaboraram, gratuitamente, as declarações de imposto de renda simplificadas (aquelas que não precisam de comprovação) dos cidadãos piauienses. "A nossa meta é atingir mais de 700 atendimentos, envolvendo prestação de informações, elaboração e declaração de imposto de renda", explicou a Professora Regina Cláudia Rêgo, responsável pela organização do Projeto.

Prof. Elias Dib Caddah Neto e Professoras Regina Cláudia Rêgo e Salvina Lima Veras ao lado dos alunos da Conta Júnior

Clara Menezes de Melo, aluna do 5º período do curso de Ciências Contábeis e integrante da Empresa Júnior de Contabilidade da UFPI - Conta Júnior, enfatiza o fato do evento proporcionar o aprendizado na prática. "Para nós estudantes é muito bom, porque já estamos aprendendo na prática, e para nós que fazemos parte da Conta Júnior, ainda mais, porque assim podemos repassar para os alunos que estão ingressando a experiência e o conhecimento adquiridos", disse.

População recebendo os benefícios do Projeto

Para aqueles que puderam conferir e se beneficiar com as ações desenvolvidas, o Projeto é merecedor de inúmeros elogios. "Atendimento espetacular, pessoal tranquilo, habilitado, e isso nos tranquiliza, pois sabemos que estamos fazendo uma declaração que não vai haver erros", afirmou Mário Cascadi, que aproveitou para a realizar sua declaração de imposto de renda.