Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Terceira edição do PERFORMA é realizada na UFPI

Terceira edição do PERFORMA é realizada na UFPI

Aconteceu ontem (23), na Praça do Besouro do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a terceira edição do PERFORMA, um evento que tem como objetivo principal promover a performance artística colaborativa dentro da Universidade, unindo diversos movimentos artísticos.

O evento idealizado pela professora do Departamento de Música e Artes Visuais, Juliana Bastos, ocorre uma vez por mês, sempre no fim do mês. Nesta edição, ocorreram apresentações musicais da Banda Quarterão e da cantora Maria da Cruz, o II Gravural (exposição de gravuras feitas pelos alunos da UFPI), oficinas e apresentação teatral do grupo 'Os Federais', dirigido pela professora do Departamento de Letras,  Érica Fontes.

O PERFORMA é ligado ao Projeto de Extensão 'Laboratório de Paisagem Sonora' coordenado pela professora Juliana e ao Projeto 'Laboratório de Performance Artística', coordenado pela professora e maestrina Alba Bomfim.

Professora Juliana deu as boas vindas ao público

A docente Juliana Bastos comentou sobre as origens do evento, dando ênfase na ligação com o projeto da professora Alba Bomfim. "O PERFORMA surgiu como um desdobramento de um outro evento chamado 'Intervalos Musicais', que era um convite a músicos e bandas que quisessem apresentar ao público acadêmico seus trabalhos. Depois, a professora Alba me convidou para participar do programa de extensão coordenado por ela, o 'Laboratório de Performance Artística'. Assim, resolvi ampliar o evento antigo, transformando-o num evento de Artes em geral, mudando o nome para PERFORMA. Hoje, além de música, teremos artes visuais e teatro. O PERFORMA está aberto a todas as expressões artísticas", afirma.

Cantora Maria da Cruz se apresentou com covers e músicas autorais

A professora Adriana Galvão, coordenadora do II Gravural e das oficinas, destacou a importância da apreciação das obras para os artistas em formação. "A obra de arte não faz sentido isolada. É importante que essas obras sejam apreciadas pelo espectador para que possa haver essa interatividade entre o artista, a obra e o espectador. Conversando com a professora Juliana, que já estava realizando o PERFORMA, surgiu o convite para fazermos essa exposição, que já realizamos anteriormente de forma mais isolada, e essas oficinas. A proposta é expor os trabalhos feitos nas disciplinas de Gravura I e Gravura II, feitos reutilizando materiais como papelão, isopor, metal, chapas de raio-x, etc", comenta a docente.

Trabalhos dos alunos de Artes Visuais estavam expostos e à venda no evento

Oficinas ministradas pelos alunos de graduação

A maestrina Alba Bomfim e a docente Érica Fontes enfatizaram a importância da expressão artística dentro da Universidade. "O objetivo do 'Laboratório de Performance Artística' é unir o Departamento de Artes no sentido de manter um diálogo dos alunos com o mundo fora da Universidade e vice-versa. A ideia é aproximar os artistas do meio acadêmico, para uma troca de experiências que motiva e mobiliza o aluno", afirma a maestrina. "O PERFORMA dá a oportunidade de vermos ao mesmo tempo tudo que está acontecendo artisticamente dentro da Universidade, é a comunhão de pessoas que fazem coisas diferentes dentro da área das Artes que geralmente não se encontram", destaca a diretora do grupo 'Os Federais'.

Apresentação do grupo 'Os Federais'

Apresentação da Banda Quarterão

Professoras do Departamento de Música e Artes Visuais, Juliana Bastos, Alda Bomfim e Adriana Galvão, juntamente com a docente do Departamento de Letras, Érica Fontes