Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fiocruz promove reunião para implantação de serviços no Piauí

Fiocruz promove reunião para implantação de serviços no Piauí

O Grupo de Trabalho da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Piauí, se reunirá com representantes das universidades e da Secretária de Saúde do Piauí, nos dias 25 e 26 de abril, para discutir as ações que a instituição irá desenvolver a partir deste ano. A reunião, que será realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), tratará sobre a implantação do programa de pós-graduação, da data para a publicação dos editais e outras ações que a Fiocruz desenvolverá com essa unidade no Piauí.

A Fiocruz é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde vinculada ao Ministério da Saúde que visa promover a saúde e o desenvolvimento social através de programas de formação, ensino e pesquisa direcionados às necessidades do estado. O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, designou a vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, como interlocutora da universidade com a Fiocruz para tratar de todos os assuntos relativos a instalação e as atividades que serão desenvolvidas.

A reunião contará com apresentação de trabalhos, propostas, discussões e expectativas sobre o projeto, e terá a presença de representantes do município e do estado, entre eles o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Professor Carlos Alberto da Silva; o deputado Jesus Rodrigues; o Secretário de Saúde do estado, Ernani Maia e a vice-presidente da Fiocruz, Dr.ª Nísia Trindade.

Segundo a vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, serão apresentados os projetos que devem ser implantados ainda este ano. "Dois mestrados, um mestrado acadêmico em Medicina Tropical e um mestrado profissional em Vigilância e Saúde, com previsão de lançamento de edital ainda neste semestre, além de termos a perspectiva de incluir um doutorado na área de Saúde e Ambiente para 2013.2", diz.

A vice-reitora falou ainda sobre a relevância da implantação desse projeto. "Considerando que Teresina é um polo de saúde, nesse sentido, a Fiocruz tem uma experiência gerencial junto com o Ministério da Saúde, com quem tem parceria e poderá ajudar o estado. Com a perspectiva de nos ajudar a ampliar o nosso quadro de professores, técnicos administrativos e qualificar para melhor atender a políticas públicas voltadas para saúde de uma maneira geral. A Fiocruz qualifica, mas também nos ajuda a fazer transferência de tecnologia, a inovar e a capacitar. Tendo projetos para pós-graduação e também uma vertente de trabalhar na capacitação de recursos humanos que estão na linha de frente dos serviços."