Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IV Seminários Abertos de História da Mídia ocorrem hoje na UFPI

IV Seminários Abertos de História da Mídia ocorrem hoje na UFPI

Aconteceu na manhã de hoje (18), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), a abertura do evento IV Seminários Abertos de História da Mídia, promovido pelo Núcleo de Estudos em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os seminários, que têm como tema "Práticas Jornalísticas e Dever de Memória", serão constituídos de mesas redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, a fim de desenvolver e fomentar conhecimentos sobre as questões que permeiam a história do Jornalismo.

O evento ocorrerá durante todo o dia nas salas do curso de Jornalismo da Universidade, reunindo discentes, docentes e pesquisadores não só da UFPI, mas também de outras Instituições. Realizados desde o ano de 2010, os Seminários Abertos neste período são uma junção dos eventos Ciclo de Debates de História da Imprensa e Seminário de História da Mídia, já realizados anteriormente pelas professoras doutoras Jacqueline Dourado e Ana Regina Rêgo, nas disciplinas de História da Mídia I e II, respectivamente.

"Resolvemos unir os dois eventos e vamos ter uma mesa redonda pela manhã e uma pela noite, enquanto à tarde teremos os grupos de trabalhos de mídia impressa, online, audiovisual e sonora. Espero que os alunos saibam aproveitar as discussões, pois nós abrimos a perspectiva para o aluno não só participar como ouvinte, mas também apresentar seus trabalhos", declarou uma das coordenadoras do evento, Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo.

A Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Ana Maria Rodrigues e as coordenadoras do evento, professoras Ana Regina e Marcela Miranda

A Chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado, destacou a importância do evento para a formação dos futuros jornalistas. "O Departamento se sente extremamente privilegiado, pois o NUJOC continua promovendo eventos voltados para pesquisa, reforçando a importância desta atividade acadêmica. A noção de memória traz consigo uma obrigação nossa de esclarecer, conservar e resgatar aquilo que muitas vezes a história oficial nos nega. Acredito que essa discussão seja importante para a formação do futuro jornalista", afirmou.

Mesa redonda "Jornalismo ético - narrativa para a memória", composta pelas docentes Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz (Curso de História da UFPI) e Prof.ª Msc. Cristiane Sekeff (Faculdade Santo Agostinho), com mediação da professora Marcela Miranda

A aluna do curso de Jornalismo, Renata Fortes, destacou também a diversidade de áreas do Jornalismo envolvidas no evento. "Acho os seminários importantes não só como algo acadêmico, mas também como algo extracurricular, que contribui para a nossa formação enquanto alunos e futuros profissionais. O evento desta vez trouxe não só profissionais da Universidade para palestrar, mas também trouxe profissionais de outras instituições e de diferentes áreas, enriquecendo o aprendizado", disse.