Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança publicações no Cine Teatro

UFPI lança publicações no Cine Teatro

Na noite desta terça-feira (16), foram lançados o primeiro número da Revista Interação: Ressignificando a Extensão e os livros Promoção Integral do Cuidado a Pacientes com feridas: Protocolos Assistenciais e evidências clínicas, do Departamento de Enfermagem (DENF) e Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC), e Reflexões acerca da Educação Integral. A solenidade aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, e contou com apresentação do coral da UFPI e entrega de exemplares para os autores das publicações.

Revista Interação

Segundo a presidente do Conselho Editorial da Revista Interação, Glória Moura, a publicação tem o intuito de dar visibilidade às ações da extensão. "Todos os nossos projetos geram um artigo. É de suma importância a circulação do conhecimento. A tiragem desse primeiro exemplar foi pequena, somente para divulgação. Mas, a partir da próxima, os interessados em adquirir a revista poderão encontrá-la na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), bem como nas bibliotecas e Editora da UFPI", disse Glória Moura.

Prof.ª Dr.ª Josânia Portela e Prof.ª Dr.ª Glória Moura, presidente do Conselho Editorial da Revista Interação

Ela acrescenta ainda, que o primeiro número da revista reúne apenas artigos da UFPI, apresentados durante o 1º Seminário de Extensão e que o segundo reunirá trabalhos de todo o país. "Os artigos apresentados no nosso segundo seminário e os de um evento da área de saúde - que acontecerá em breve - formarão uma edição especial da revista. A partir do segundo número da publicação, iremos receber artigos de todo o país, que passarão por uma triagem e, em seguida, serão publicados", frisou Glória Moura.

Livro Promoção integral do cuidado e pacientes com feridas: protocolos assistenciais e evidências clínicas

Resultado de uma parceria entre professores e alunos de Enfermagem da UFPI e o Hospital São Marcos, o livro Promoção integral do cuidado a pacientes com feridas aborda principalmente o estudo sobre a úlcera por pressão. A integrante do Conselho Editorial da Revista e professora do curso de Enfermagem da Universidade, Elaine Rangel, explica que esse é um problema de saúde mundial.

"As úlceras são feridas que impedem a recuperação rápida do paciente, de acordo com o quadro clínico que ele apresenta. Ela é causada por déficit nutricional, falta de mobilidade e uma série de fatores de risco, aumentando o período de hospitalização do paciente e os custos para o hospital", expôs Elaine Rangel.

Prof.ª Dr.ª Elaine Rangel

Livro Reflexões acerca da Educação Integral

Outra publicação lançada na noite desta terça-feira foi o livro Reflexões acerca da Educação Integral. Segundo o professor da UFPI e ex-coordenador do Programa de Formação Continuada do Mais Educação, Gerson Albuquerque, atualmente, não se pode pensar em educação sem falar sobre educação integral. "No livro, retratamos a trajetória histórica do Mais Educação. Com isso, pretendemos contribuir com o debate sobre o programa e discutir a educação integral integrada", relatou o professor.

Prof. Dr. Gerson Albuquerque

Representando o magnífico reitor, a Vice-Reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira, parabenizou a iniciativa e afirmou que a academia está em comemoração. "Essas publicações já nasceram fortes. A extensão tem o diferencial de ultrapassar os muros da UFPI e interagir com a comunidade. As três publicações estão de parabéns e a nossa universidade apoia iniciativas dessa natureza", finalizou a Vice-Reitora.

Vice-Reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira