Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 10 anos do Curso de Engenharia Elétrica: "Renovando energias para novos desafios"

19032019 DSC 779620190319125243

Mesa de abertura da solenidade de comemoração dos 10 anos do Curso de Engenharia Elétrica

Na manhã desta terça-feira (19), ocorreu a solenidade de comemoração dos 10 anos do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí. O evento ocorreu no auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro, do Centro de Tecnologia (CT), e teve como temática principal "Renovando energias para novos desafios".

Na ocasião, estiveram presentes alunos, docentes e demais participantes da comunidade acadêmico-científica da UFPI. A mesa de abertura do evento contou com o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Diretora do Centro de Tecnologia (CT), Profa. Dra. Nícia Formiga; o Coordenador do Mestrado em Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Otacílio da Mota; o tutor do Programa de Educação Tutorial (PET), Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares ; e o aluno da graduação em Engenharia Elétrica e chefe do Centro Acadêmico Estudantil, Gabriel Mendes.

19032019 DSC 779920190319125745

Comunidade acadêmica presente no auditório do Centro de Tecnologia (CT)

Para o Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, o Curso de Engenharia Elétrica da UFPI é um dos melhores cursos dentre as universidades brasileiras. "Tenho certeza que os egressos deste curso são bem-sucedidos e vamos continuar prestando todo o apoio para melhorar o desempenho no cenário nacional". Ele parabeniza, ainda, a contribuição do corpo docente para a qualificação do curso e, apesar do cenário difícil, comemora a homologação de um novo professor visitante para o Curso.

19032019 DSC 784020190319125938

Prof. Dr. José Arimatéia Lopes fala aos presentes na comemoração

O público presente acompanhou a emoção de alguns convidados ao relembrarem a trajetória dentro da área. O Prof. Dr. Otacílio da Mota, Coordenador do Mestrado em Engenharia Elétrica, relembrou o trabalho da comunidade acadêmica ao longo dos anos e falou sobre o objetivo de continuar o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação no Centro. “Ao chegar aqui, senti a necessidade de implementar o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que iniciou as atividades em 2016. Considerando a data de criação, implementamos o Mestrado rapidamente. Tecnologia traz oportunidade”.

19032019 DSC 786020190319130619

Profa. Dra. Nícia Formiga, Diretora do CT, e Prof. Msc. Magnaldo de Sá Cardoso, primeiro coordenador do Curso, que está entre os homenageados

Reativado em 2018, o Centro Acadêmico Estudantil de Engenharia Elétrica reforça a atuação do curso na celebração. Gabriel Mendes, estudante de graduação e presidente do Centro Acadêmico, conta a importância da data para os discentes. “A gente está passando por um momento de revitalização do Curso. Os últimos dois anos, foram cruciais para uma aproximação maior entre professores e alunos e para a retomada de projetos acadêmicosNosso papel é ver o que o estudante necessita para ter o melhor aproveitamento dentro da academia”.

Os 10 anos do Curso de Engenharia Elétrica são emblemáticos para os estudantes que estão vendo a data de perto. Aleily Daiane, estudante do 8° período, fala sobre o desenvolvimento da graduação ao longo dos anos e a expectativa como recém-formada. “Um Curso de Tecnologia tem que estar sempre inovando e eu acho que Engenharia Elétrica já expandiu bastanteComparando a minha entrada e atualmente, já houve uma mudança significativa. Futuramente, quero ingressar no mercado e as habilidades adquiridas vão ser importantes”, destaca.

clique mais fotos2019031816553520190319131010

Confira a matéria em vídeo do evento:

WhatsApp Image 2019 03 19 at 12.01.54 120190319131513