Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participa de reunião com bancada do Piauí no Congresso Nacional

Reitor participa de reunião com bancada do Piauí no Congresso Nacional

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, participaram, como convidados, nesta terça-feira (16), da reunião ordinária da bancada do Piauí no Congresso Nacional.

A reunião ocorreu na sede da Liderança do Partido Social Democrático (PSD), com a presença dos senadores Ciro Nogueira (PP), João Vicente Claudino (PTB), Wellington Dias (PT) e dos deputados federais Jesus Rodrigues (PT) , Assis Carvalho (PT), Hugo Napoleão (PSD), Nazareno Fonteles (PT), Iracema Portela (PP), Osmar Jr. (PC do B) e Júlio Cesar (PSD).

José Arimatéia Dantas em reunião com a bancada do Piauí no Congresso Nacional

O Coordenador da Bancada, Deputado Jesus Rodrigues (PT), abriu a reunião, apresentou a bancada e concedeu a palavra para o Reitor da UFPI, que fez uma apresentação sobre a Universidade Federal do Piauí, ressaltando sua importância para o desenvolvimento do Estado.

Em sua explanação o Reitor destacou aspectos que considera essenciais à gestão da Instituição, destacando a reitoria itinerante, o diálogo e a gestão compartilhada. Tratou, ainda, de demandas que visam a consolidação do processo de expansão da UFPI, pontuando a importância das emendas de bancada para este processo.

Segundo o Professor Arimatéia Dantas, "A UFPI é a principal instituição de ensino do Piauí e, como tal, tem colaborado como nenhuma outra para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado. Nos últimos anos, a UFPI experimentou uma fase de expansão sem precedentes em sua história, estando, agora, em um processo de consolidação desse crescimento, que necessita ainda de investimentos significativos em infraestrutura, incluindo reformas, novas construções e aquisição de novos equipamentos para aparelhar, especialmente, nossos laboratórios de ensino."

O Reitor afirmou ainda que " a gestão compartilhada, com a participação de todos os segmentos e de suas representações é muito importante para que esses investimentos venham atender as reais demandas de nossa comunidade acadêmica. Nesse momento, a captação de recursos extraorçamentários é de suma importância, visto que os recursos provenientes da LOA não são suficientes para atender essas demandas."

E concluiu: "assim, a aproximação da Administração Superior com os empresários para firmar parcerias e com a bancada federal piauiense no sentido de fazer com que nossos deputados tenham um melhor conhecimento sobre a UFPI para que sintam-se estimulados a contribuírem ainda mais para o desenvolvimento de nossa universidade, destinando-lhes novos recursos de emendas pessoais e de bancada, é uma questão estratégica para buscarmos a construção da UFPI que todos nós desejamos: uma universidade moderna, eficiente, que busca a excelência em todas as suas ações e onde todos convivem em harmonia, com respeito às diferenças."

Os parlamentares presentes na reunião manifestaram apoio à UFPI, bem como sinalizaram a importância de fomentar as pesquisas realizadas pela Instituição.

Os pontos abordados serão retomados em novo encontro, que será realizado no dia 13 de maio, no salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí. Na oportunidade, a administração superior da UFPI apresentará os indicadores da reunião e as emendas para senadores e deputados federais da bancada piauiense.

A Reunião Ordinária da Bancada Federal tratou ainda de outros temas, como audiência com a Presidente Dilma Rousseff e Fórum das Águas.