Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove palestra sobre gestão pública com representantes do TCU e CGU

UFPI promove palestra sobre gestão pública com representantes do TCU e CGU

No intuito de fornecer orientações aos gestores da instituição para o adequado planejamento de aquisições e da execução de obras e serviços, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, na manhã desta segunda-feira (15), a palestra "A Importância do Controle Primário das Instituições Federais de Ensino Superior" no Cine Teatro da UFPI. A palestra foi ministrada por representantes da Controladoria Regional da União (CGU) no Piauí e do Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento se dividiu em dois momentos:

Palestra "Controle Interno como Instrumento de Gestão"

No primeiro momento, o chefe da CGU no Estado, Orlando Vieira de Castro Júnior, explanou as esferas de atuação do órgão e salientou sua importância para o incremento da transparência da gestão de instituições públicas. "A intenção da CGU é apoiar o gestor para que ele alcance suas metas institucionais, e este trabalho de esclarecimento realizado pelo órgão é importante, pois boa parte das irregularidades identificadas na gestão pública se devem à falta de conhecimento", destacou.

Orlando Vieira Júnior, chefe da CGU no Piauí, ministra palestra de capacitação de gestores

Palestra "Controles Primários na visão do Controle Externo"

No segundo momento do evento, Renato Santos Chaves, Auditor Federal de Controle Externo do TCU, pontuou instrumentos de fiscalização empregados pelo órgão e destacou o papel deste em, não punir, mas contribuir para aperfeiçoar o gerenciamento de recursos na UFPI. "O beneficiado final desta atuação do TCU é a sociedade", sublinhou.

Durante palestra sobre gestão pública na UFPI, o TCU foi representado pelo Auditor Federal Renato S. Chaves

De acordo com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a palestra tem por objetivo mostrar para os gestores de todos os níveis da instituição como funciona e quais os papéis da CGU e do TCU como órgãos de controle interno e externo, respectivamente. Ele afirmou a intenção da Universidade em promover eventos desta natureza no ambiente acadêmico. "Está em processo de licitação a contratação de uma empresa especializada para fiscalizar todas as obras que acontecem na UFPI", destacou.

Reitor da UFPI abre palestra sobre gestão pública no Cine Teatro

A Vice-Reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira, parabenizou a iniciativa da instituição em promover a palestra. "Este evento é de grande importância, pois promove uma aproximação entre os gestores da instituição e os órgãos controladores do Governo Federal". Nadir Nogueira sublinhou, ainda, a importância dos órgãos representados pelos palestrantes para otimizar a administração da UFPI.