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Centro de Educação a Distância UFPI é reconhecido pelo MEC

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí - Cead/UFPI - foi reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC -, conforme a Portaria nº 97, do dia 5 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União, no último dia 6, assinada pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Jorge Rodrigo Araújo Messias.

A Portaria aprova alterações no Artigo 5º, do Estatuto da Universidade Federal do Piauí, aprovadas pelo Conselho Universitário (Consun), por meio das Resoluções nº 41, de 09-04-2008 e nº 003, de 14-04-2009, encaminhadas à Coordenação Geral de Fluxos e Procedimentos Regulatórios e por ela aprovadas pelo Parecer nº 26, credenciando o Cead para a oferta de Educação a Distância.

De acordo com o Diretor Pro tempore do Cead, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, "a criação do Cead pela Portaria MEC é resultado de solicitações feitas desde 2009, com reiteração em 2012, junto ao MEC, solicitando esse reconhecimento do Centro, que veio junto também a criação oficial do campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano. Como desdobramentos teremos eleições para coordenadores de cursos e do Cead".

Magnífico Reitor Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes e Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do CEAD/UFPI

O Cead, fundado em 2006, conta atualmente com uma estrutura institucional de grande porte. Oferta onze cursos de graduação, sendo oito licenciaturas - Biologia, Filosofia, Física, Matemática, Pedagogia, Química, Letras Português e Letras Inglês - e três bacharelados - Sistemas de Informação, Administração e Administração Pública, o último ofertado pelo Programa Nacional de Administração Pública; além de quatro especializações - Gestão Pública, Gestão Municipal, Gestão em Saúde e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

Em breve o Centro vai ampliar a oferta de cursos com mais quatro licenciaturas (Ciências Naturais, Geografia, História e Computação) - e oito especializações (Gestão Educacional em Rede, Ecologia, Alfabetização e Letramento, LIBRAS, Ensino de Química, História Social da Cultura, Física e Educação Permanente para Estratégia Saúde da Família).

A efetivação dessa ampliação na oferta exigiu da Direção do Centro uma árdua batalha, durante todo o mês de março/2013, junto aos Conselhos da UFPI e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - para conseguir a liberação da oferta. A concretização está cada vez mais próxima porque a UFPI participa, no momento, da Chamada UAB nº 001/2013 - Cursos Novos no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) - 2013, da CAPES.

Enade confirma qualidade da EaD na UFPI

De acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2011, divulgado no final de 2012, cujo objetivo é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências, os cursos avaliados do Cead/UFPI (Ciências Biológicas, Filosofia, Pedagogia e Sistemas de Informação) tiveram média de desempenho satisfatória e equivalente aos respectivos presenciais, confirmando que a Educação a Distância forma seus alunos com a mesma qualidade da educação presencial. O destaque nesta avaliação, que tem 5 (cinco) como nota máxima, veio para o curso de Pedagogia, avaliado com nota 4 (quatro). O resultado, considerado muito bom, é fruto do empenho dos alunos e de todos os que fazem o Cead.

Destacam-se também os esforços empreendidos pela gestão da UFPI, na pessoa do reitor à época, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, reiterados pelo atual reitor, Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, além da dedicação das equipes de trabalho dos Polos UAB de Alegrete do Piauí, Elesbão Veloso e Floriano.

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, ex-Reitor, e Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, Reitor atual da UFPI, na cerimônia de transmissão de cargo de Reitor e posse de Vice, em 20-11-2012

A coordenadora do curso, Profª. Drª. Vera Lúcia Costa Oliveira, atribui esse resultado também à metodologia de condução das atividades. Ela cita, por exemplo, o cumprimento de calendário, carga-horária e normas do MEC e do ENADE; e à avaliação contínua, que evita a retenção dos alunos nas disciplinas cursadas, através da aplicação de atividades contínuas, como fóruns, chats, seminários e atividades de recuperação. Segundo a Profª Vera, a preocupação com a assiduidade do aluno é constante: "quando ele demora acessar a plataforma, telefonamos, mandamos comunicados, fazemos até visita domiciliar a esse aluno, tudo na tentativa de encorajá-lo a prosseguir nos estudos".

A Profª. Vera Oliveira destaca ainda que os professores de disciplinas têm uma relação aberta com seus tutores. "O professor chama a atenção do tutor, cuja atuação esteja insatisfatória e parabeniza quando está legal, motivando intervenções que venham contribuir com a aprendizagem dos alunos".

De acordo com o Coordenador de Tutoria do curso, Prof. Me. Ronaldo Matos Albano, esse resultado "é um conjunto, uma extensão da coordenação que procura fortalecer esse suporte importante à EaD, que é o trabalho dos tutores. Também torna homogênea a forma como os tutores intervém na realidade de cada Polo atentando para as especificidades de cada contexto e de cada aluno sem perder de vista a qualidade que o currículo exige para uma formação adequada". O prof. Ronaldo explica ainda que esse trabalho é dinâmico e interativo através de capacitações periódicas, aqui na sede (CEAD), durante o semestre letivo; do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); e da interação constante entre tutores e Coordenação de Tutoria, à medida que cada demanda vai surgindo, por meio de email, telefonemas e visitas aos Polos, no intuito de potencializar o trabalho do tutor, que está linha de frente.

A voz dos discentes

"Estou muito feliz pela avaliação do curso, porque foi muito prazeroso cursar e me formar em Pedagogia. Participei do Enade e já fui aprovada em concurso efetivo para professor do município de Teresina, mas infelizmente estou de licença por problema de saúde" - Rosa Albertina Tavares da Silva, egressa do curso de Pedagogia em EaD no Polo de Elesbão Veloso-PI

"Acho que essa nota é resultado dos esforços dos alunos, pelo menos oitenta por cento, porque, em EaD o aluno tem que ter mais responsabilidade, buscar mais e dar mais de si na construção do conhecimento" - Alcides Neto de Assis Sousa, aluno do Módulo 7, do curso de Pedagogia-EaD/UFPI, no Polo de Simplício Mendes-PI.

"Achei o resultado justo e importante para quebrar o tabu contra a Educação a Distância, porque não é pelo fato de termos, na EaD, apenas de dois a quatro encontros presenciais no mês, que não possamos ter o mesmo desempenho que os alunos da educação presencial, pois temos os mesmos compromissos, e os professores e o conteúdo também são os mesmos. Somos até cobrados mais porque dizem que temos mais tempo. Portanto, essa nota 4, igual à do presencial, só nos valoriza e prova que temos o mesmo conhecimento" - Cíntia de Sousa Oliveira, aluna do Módulo 7, do curso de Pedagogia-EaD/UFPI, no Polo de Marcos Parente-PI.

Os alunos entrevistados afirmam que se sentem no compromisso e na responsabilidade de manter a qualidade do curso, dedicando-se cada vez mais para até mesmo alcançar a avaliação plena, ou seja, a nota 5, nas próximas avaliações do Ministério da Educação.

 

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