Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Concerto abre I Encontro de Instrumentos de Sopro da UFPI

Concerto abre I Encontro de Instrumentos de Sopro da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da coordenação do curso de licenciatura em Música, realizou nesta terça-feira (2), a abertura do I Encontro de Instrumentos de Sopro da UFPI. O evento aconteceu no Cine Teatro e foi marcado pela apresentação do concerto da Banda Maestro Duda, além da presença de músicos, instrumentistas e da comunidade acadêmica.

Segundo o coordenador do curso de graduação em Música da UFPI, professor e maestro Cássio Martins, o projeto tem o objetivo de oportunizar o aperfeiçoamento técnico-musical de seus participantes, bem como possibilitar intercâmbio com renomados professores da área de sopro do país e do exterior. "O encontro promoverá apresentações de alto nível com renomados músicos e educadores, como é o caso do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), que ministrará palestras durante o evento", disse.

Professor Cássio Martins apresenta a Banda Maestro Duda durante a abertura do evento

Presentes na plateia, integrantes do Quinteto de Sopros da OSESP prestigiaram a apresentação da Banda Maestro Duda e se impressionaram com a performance dos jovens músicos piauienses. "Fiquei impressionado. Achei muito bonita a apresentação", disse o flautista José Ananias, músico da OSESP há 29 anos.

A OSESP iniciou sua trajetória de sucesso em 1954 e atualmente é reconhecida internacionalmente por sua excelência e por promover transformações culturais e sociais profundas. Durante os três dias do I Encontro de Instrumentos de Sopro da UFPI, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com Quinteto de Sopro da orquestra. O grupo é formado por José Ananias Souza Lopes (flauta), Joel Gisiger (oboé), Sérgio Burgani (clarinete), Alexandre Silvério (fagote) e Nikolay Alipiev (trompa). "Vamos preencher um pouco da lacuna que existe com relação a informação sobre os instrumentos de sopro e trazer o conhecimento adquirido ao longo dos anos de trabalho", destacou José Ananias.

Parte do Quitento de Sopros da OSESP: José Ananias, Joel Gisiger, Nikolay Alipiev e Sérgio Burgani

O I Encontro de Instrumentos de Sopro da UFPI acontece entre os dias 2 e 4 de abril. Na programação estão previstas masterclasses de oboé, sax, clarineta, flauta, fagote e trompa; oficinas de música e canto; além de concertos que serão abertos ao público sempre às 20h, no Cine Teatro da UFPI. "Aproveito a oportunidade para convidar toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para prestigiar as apresentações de grupos que têm alta qualidade", finalizou Cássio Martins.

Confira a programação

- Dias 2, 3 e 4 de abril (14h às 16h30): Masterclasses de oboé, sax, clarineta, flauta, fagote e trompa; na sala da escola de música da UFPI e do DMA; com integrantes do Quinteto da OSESP.

- Dias 2, 3 e 4 de abril ( 17h às 18h30): Música de câmara - diversas formações camerísticas com instrumentos de sopro (madeiras e metais); no Auditório do DMA; com integrantes do Quinteto da OSESP.

- Dia 3 de abril (20h): Concerto de bandas e grupos de câmara de Teresina; no Cine Teatro da UFPI.

- Dia 4 de abril (20h): Recital do Quinteto da OSESP; no Cine Teatro da UFPI; Professores do I Encontro de Sopro e integrantes do Quinteto da OSESP.