Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza o 1º Encontro dos Programas de Educação Tutorial (PETs)

UFPI realiza o 1º Encontro dos Programas de Educação Tutorial (PETs)

Na manhã desta quarta-feira (13), a Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), realizou a abertura do 1º InterPET no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), campus Ministro Petrônio Portella.

O InterPET trata-se de um encontro dos Programas de Educação Tutorial (PET) da UFPI, que visa apresentar e discutir as atividades realizadas pelos alunos e tutores que fazem parte dos programas. Ao todo, a UFPI conta com dez grupos PET.

Estiveram presentes na abertura do InterPET o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Extensão, Maria da Glória Carvalho Moura; o diretor do CCE, José Augusto de Carvalho M. Sobrinho; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro Leal; a organizadora do evento e tutora do PET de Bom Jesus, Profª. Sandra Lesting, bem como petianos e tutores.

Em seu discurso de abertura, a professora Sandra Lesting ressaltou o fortalecimento dos PETs da UFPI. "O primeiro InterPET da UFPI marca o fortalecimento do programa na universidade, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão", afirmou.

Na oportunidade, a Pró-Reitora Glória Moura enfatizou que os PETs são institucionais e que os projetos devem, portanto, englobar toda a universidade. "O InterPET é o primeiro passo para que outros encontros sejam realizados, sendo que essa iniciativa deve partir dos alunos, sempre olhando para o coletivo, para toda a universidade", pontuou.

Profª Glória Moura fala sobre os PETs

O Reitor da UFPI, José Arimateia, destacou a importância dos PETs para a formação profissional dos alunos, assim como reafirmou o compromisso da Administração Superior com o aumento do número de PETs. "Esse é um programa importante, pois traz uma formação profissional diferenciada para os petianos. Ressalto ainda que a UFPI dará todo o apoio aos alunos e tutores para o crescimento dos PETs", afirmou.

Reitor da UFPI ressalta a importância dos PETs para o desempenho profissional dos alunos

O InterPET segue durante esta quarta-feira (13) com a apresentação dos projetos e com a eleição para a escolha do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA).  Tutores e alunos da UFPI seguem amanhã (14) para o Encontro Regional dos Programas de Educação Tutorial, que ocorre este ano em Fortaleza (CE).

Programa de Educação Tutorial

Regulamentado pela Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portaria MEC nº 3.3385, de 29 de setembro de 2005, e nº 1.632, de 25 de setembro de 2006, o Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior- IES.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam a sua formação acadêmica.