Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cerimônia dá início ao Seminário sobre Censo da Educação Superior

Cerimônia dá início ao Seminário sobre Censo da Educação Superior

O Seminário sobre Censo da Educação Superior teve início na manhã desta sexta-feira (08) com a cerimônia de abertura, que ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Ministro Petrônio Portela.

A cerimônia contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, da coordenadora do Censo da Educação Superior, Laura Bernardes e do coordenador de Controle de Qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), Willians Kaizer dos Santos Maciel.

Para abrir o evento, a Prof. Msc. Teresa Christina, Coordenadora de Planejamento Administrativo e Informacional da UFPI, falou da importância de se discutir o Censo com os gestores das instituições de ensino. "Se continuarmos com a universidade se empenhando para realizar um censo de qualidade, despontamos como uma das melhores universidades do país", afirmou.

Prof. Maria Cristina abre o Seminário

Em seguida, a coordenadora do Censo da Educação Superior, Laura Bernardes, destacou a responsabilidade das instituições públicas em realizar um censo fidedigno e eficaz. "O Censo sem informações completas não tem valor. As instituições públicas serão avaliadas e visadas através das informações do Censo e cada vez mais elas serão utilizadas, daí a importância dessas informações serem eficazes e reais", alertou.

Laura Bernardes destaca a importância do Censo

Em seu discurso, o Reitor José Arimatéia, falou da importância do Censo, bem como da contribuição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para a melhoria dos indicadores da universidade. "O censo é importantíssimo para todos: para o MEC ter um retrato da universidade e fazer investimentos, para a comunidade em geral poder fazer as suas escolhas e, ainda, para o orçamento da universidade", destacou.

O Reitor ressaltou, ainda, a importância de realização do ENADE pelos estudantes. "Os cursos com bons indicadores têm melhor orçamento e, consequentemente, isso se reverte em investimentos em laboratórios e equipamentos", explicou o Reitor.

Reitor José Arimatéia fala da relevância do ENADE para a universidade

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a Profª. Drª. Maria do Carmo de Souza Batista, Diretora de Informação e Avaliação Institucional e Edilberto Duarte Lopes, Pró-Reitor de Planejamento.

O Seminário segue até às 12h. As atividades serão retomadas às 14h30, quando haverá uma Reunião com os Técnicos da UFPI, no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Seminário

O Seminário é um evento realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), que visa a coleta de informações sobre Instituições de Educação Superior (IES), cursos de graduação, sequenciais de formação específica, alunos e docentes vinculados a esses cursos. É dirigido especialmente a pró-reitores, diretores de campi, diretores das unidades de ensino e coordenadores/chefes de curso.

Confira aqui os slides de apresentação sobre o Censo.