Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e governo estadual lançam programa de alfabetização Mais Viver

UFPI e governo estadual lançam programa de alfabetização Mais Viver

Nesta quinta (07), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve presente em solenidade de lançamento do Programa Mais Viver - Alfabetização de Jovens e Adultos: Inclusão Social e Escolar no Piauí, no Palácio do Karnak. "A UFPI como sempre está presente em todas as ações do governo estadual e não podia ser diferente em relação ao Mais Viver. É mais um programa do governamental que visa o resgate de uma dívida do governo para com nossa população no sentido de dar oportunidade de educação para todos", ressalta.

O Programa que será executado em parceria com a UFPI e as prefeituras municipais tem como objetivo alfabetizar pessoas jovens e adultas, centrando-se na formação integral do ser humano, ampliando espaço na sociedade e visando a inclusão social e educacional.

A Pró-Reitora de Extensão professora Glória Moura, que também esteve presente no evento, disse ser um momento importante quando autoridades se reúnem pra tentar trabalhar um programa que tem importância para todo o estado e que envolve responsabilidades. "Houve um reconhecimento de que é necessário unir forças pra trabalhar essa questão do analfabetismo. Então estamos com uma parceria, a Universidade Federal do Piauí com o Governo do Estado do Piauí, intermediados pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC) e vamos fazer a formação continuada dos alfabetizadores. A meta é trabalhar 30 municípios do estado onde os índices são os mais altos de analfabetismo e atingem 58 mil pessoas.", explica a Pró-reitora.

Além de alfabetização, serão ofertados, também cursos de Formação inicial Continuada (FIC) de Inclusão Produtiva na modalidade de qualificação profissional para o público-alvo do programa. O programa de alfabetização terá duração de oito meses e os cursos de qualificação profissional atenderão a demanda vocacional da região e a duração será definida em horas de acordo com sua natureza.
Estiveram presentes na solenidade o governador Wilson Martins, o secretário Átila Lira, além de superintendentes e diretores do SEDUC e dos prefeitos municipais.