Após alcançar expressivos resultados no que se refere ao aumento do número de cursos de graduação, bem como em relação ao fortalecimento da infra-estrutura da instituição, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de receber o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) pelo êxito dos objetivos propostos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Segundo Luis Claudio Costa, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, a UFPI obteve relevantes resultados no âmbito acadêmico, destacando a atuação da gestão superior da UFPI que culminou com o integral cumprimento do Acordo de Metas.
Dentre outras tarefas, o plano proposto pelo MEC previa a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professores para 18, ao final de cinco anos, contados a partir da assinatura do termo. O plano teve um investimento da ordem de R$ 30,4 milhões destinados a custeio e pessoal.
De acordo com o documento enviado pelo MEC ao reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, após acompanhar, supervisionar e fiscalizar a execução do plano de metas, concluiu-se que as ações de implementação do Programa Reuni já avançaram para o seu quarto ano com as metas tratadas. "Podemos afirmar que a meta final atingida do Programa Reuni para esta IES será de 106,8%", relata Luis Claudio Costa no documento em que parabeniza a gestão da UFPI pelo seu desempenho no cumprimento do programa.
"Esta é uma vitória de toda a equipe, que envidou todos os esforços necessários no sentido de atingir as metas estabelecidas. Acabamos superando logo em 2011 as metas previstas para este ano de 2012, o que prova que estamos focados no trabalho. Por isso, os resultados chegam. Toda a equipe está de parabéns", ressalta o reitor Luiz Júnior.