Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI coordena o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Piauí

UFPI coordena o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Piauí

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), no auditório do FIEP, em Teresina, a solenidade de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O projeto contará com a contribuição das universidades públicas de todo o Brasil. No Piauí, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a responsável pela implementação do pacto, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (SEMEC).

Na solenidade, estavam presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, A Pró-Reitora de Extensão, Profª Drª Glória Moura, as professoras Antônia Edna Brito (Coordenadora Geral do PNAIC na UFPI), Bárbara Maria Macêdo Mendes (Coordenadora Adjunta), e as supervisoras Teresa Christina Torres Silva Honório, Valéria Madeira Martins Ribeiro e Maria da Glória Soares Barbosa Lima, bem como representantes do governo do Estado e professores da rede pública de ensino. O evento contou também com a participação do Grupo Brasil Musicâmara, coordenado pelo professor Cássio Martins.

O Pacto é um dos programas do Governo Federal realizado por meio do Ministério da Educação e consiste no investimento para a formação de orientadores de estudo e de professores alfabetizadores, que serão formados pelas universidades públicas, visando a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o fim do 3º ano do ensino fundamental.

Segundo a Consultora do Ministério da Educação no Piauí, Marlinda Pacheco Andrade, o objetivo é a formação de mais de 360 mil professores alfabetizadores e de 18 mil orientadores de estudos. "Estes orientadores vão formar, acompanhar, orientar estudos e intervenções pedagógicas para a formação desses professores. O programa tem o compromisso de, nos próximos 3 anos, alfabetizar mais de 8 milhões de crianças", destacou a Consultora.

A professora Antônia Edna Brito, Coordenadora Geral do PNAIC no Piauí, destaca que a UFPI fornecerá a estrutura necessária para a formação dos orientadores de estudos. "Nós forneceremos toda a estrutura pedagógica, as orientações e o acesso ao material da formação, em parceria com a SEDUC, com a SEMEC e com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI)", comentou.