Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI 42 anos: Mensagem do reitor

UFPI 42 anos: Mensagem do reitor

A Universidade Federal do Piauí completou na última sexta-feira, dia 01/03, 42 anos. Ainda uma tenra idade para uma universidade, mas, com importantes avanços alcançados ao longo desses poucos anos, em especial, na segunda metade da última década.

Ainda temos que avançar muito, mas, também, já há muito o que comemorar. A UFPI é a mais importante instituição de ensino superior do Piauí, contando hoje com mais de 35.000 alunos, em seus cursos presenciais e a distancia (sendo mais de 23.000, somente nos cursos presenciais regulares), com mais de 1400 servidores docentes, mais de 1000 servidores técnico administrativos e, em 2013, com um orçamento em OCC (outros custeios e capital) que é o sexto dentre as 18 universidades federais do nordeste. A UFPI tem contribuído, como nenhuma outra instituição, não apenas para a formação de pessoal para suprir o mercado das diversas áreas profissionais, com egressos que hoje ocupam cargos de destaque em nosso estado e que tornou Teresina um dos principiais polos de saúde do Brasil, mas, também, e de forma significante, para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Piauí. A UFPI está presente, de norte a sul do estado, seja com seus 5 (cinco) campi com ensino presencial: superior e técnico, seja com os 30 polos de ensino a distância. A UFPI experimentou nos últimos anos um crescimento de mais 100% em todos os índices (número de cursos de graduação, numero de programas de pós-graduação stricto sensu, número ingressantes no ensino presencial, área construída, etc.), além de apresentar, hoje, uma significativa inserção internacional;

Temos que agradecer a participação de todos que integram os três segmentos da comunidade universitária: professores, alunos e servidores técnico administrativos; sem a participação e o empenho de todos esses avanços não teriam sido alcançados. Temos que agradecer também a todos os reitores que nos antecederam, pois temos a compreensão de que a Universidade é uma obra de construção coletiva, cujo sucesso depende do trabalho, da dedicação e da competência de diversas gerações. E reafirmarmos o compromisso da nova Administração Superior com o avanço acadêmico, científico, tecnológico, cultural, social e administrativo da UFPI, defendendo uma gestão que tem como âncora o compartilhamento de soluções para as dissonâncias, bem como com a construção de uma visão de futuro que assegure a excelência nas ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de nossa universidade.

Como dissemos no início, ainda temos muito a fazer, os desafios são muitos: consolidar o processo de expansão, com a melhoria da infraestrutura dos laboratórios de ensino de graduação e construção novas salas de aula para atender a crescente demanda na oferta de disciplinas; pleitear junto ao MEC a ampliação do nosso banco de professor-equivalente, bem como a contratação de novos servidores técnico administrativos, para superarmos o déficit de pessoal docente e técnico de nossa universidade; ampliar o processo de internacionalização com a efetivação de novos convênios que permitam a mobilidade estudantil e docente, entre a UFPI e um maior número de universidades de outros países; incrementar as parcerias com governos municipais e estaduais e com outras instituições, visando o crescimento da presença da UFPI junto a comunidade extra-muro; dentre outros.

Consideramos também imprescindível, além desse crescimento institucional, o crescimento de cada um de nós que compomos a comunidade da UFPI, como pessoa e como profissional, fazendo com que possamos nos sentir um ator participante e importante na construção da Instituição que todos nós queremos: um lugar cada vez mais agradável para se conVIVER!