Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Olimpíada Internacional de Química: quinta fase é realizada na UFPI

Olimpíada Internacional de Química: quinta fase é realizada na UFPI

Na manhã desta segunda-feira (25), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recepcionou os quinze estudantes que participarão do XII Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, que se inicia hoje na UFPI. O Curso é a quinta parte de uma seletiva, da qual sairão os três, que juntamente com a estudante já classificada Vitória Nunes, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Química, que ocorrerá em julho na Rússia e também na Olimpíada Ibero-americana, que acontece em setembro na Bolívia.

Os quinze alunos, sendo nove do Ceará, três do Rio de Janeiro, dois de São Paulo e um da Bahia, ficarão por duas semanas na Universidade Federal do Piauí com o objetivo de aprofundar o conteúdo ministrado nas escolas de ensino médio, bem como ampliar os conhecimentos nos assuntos de Química com professores da Pós-Graduação em Química da UFPI, do IFPI e da UESPI. Após o curso, os estudantes vão enfrentar a última etapa da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Estudantes são recepcionados pelo Reitor, Vice-Reitora e professores

O Reitor José Arimatéia deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou a honra da universidade em promover o Curso de Aprofundamento. "Para nós é um prazer imenso receber esse grupo tão seleto de estudantes, que foram classificados dentre os 190 mil concorrentes. Daremos todo o apoio para que o curso possa atingir os seus objetivos", afirmou.

Na oportunidade, a Vice-reitora da UFPI, professora Dra. Nadir Nogueira, incentivou os alunos a extraírem o máximo de conhecimento dos professores, bem como destacou a oportunidade dos mesmos conhecerem melhor a universidade. "Esperamos que seja um curso proveitoso, especialmente para aprofundar os conhecimentos em Química, mas também para que possam conhecer a nossa universidade, as atividades culturais de Teresina, que é uma cidade muito acolhedora".

Estudantes selecionados

O nome de Vitória Nunes Medeiros, estudante de 18 anos, foi destaque durante a recepção na Reitoria da UFPI. Isto porque a estudante cearense não precisará passar pela última etapa, visto que já está classificada diretamente para a Olímpiada Internacional de Química na Rússia por ter sido medalha de bronze na internacional do ano passado, ouro na Ibero e ouro na OBQ.

Indagada sobre o que ela pretende trazer para o Brasil, além da medalha de ouro, Vitória foi enfática. "É uma responsabilidade muito grande, tenho que me dedicar muito, mas o que eu espero mesmo levar e trazer da Rússia é cultura. Na Rússia, o respeito pelo outro é enorme e a troca cultural é, sem dúvida, a melhor experiência", ressaltou.

Vitória Nunes já está classificada para a Olímpiada Internacional de Química

Os alunos também destacaram suas expectativas em relação ao Curso de Aprofundamento e Excelência em Química. O estudante de São Paulo, Luís Fernando, afirma que espera extrair o máximo possível de conhecimento. "O meu objetivo é aprender mais para poder sair bem na última etapa e ser selecionado", enfatiza. Já Rafael Barone, também de São Paulo, espera fazer novas amizades. "Conhecer novas pessoas é sempre bom, até para poder discutir Química em outras oportunidades".

Os estudantes de São Paulo esperam aprofundar os conhecimentos

Thiago Matheus, de 17 anos, espera representar seu Estado, que, segundo ele, não tem muita tradição nas competições de Química. "A Bahia não é muito frequente nesses eventos, portanto, quero levar bons frutos para o meu estado", declara.

Thiago está entre os quinze estudantes que participarão do Curso de Aprofundamento

Do Rio de Janeiro, Nathan de Sousa, destacou a oportunidade de rever assuntos com novos professores durante o Curso, além do desejo de honrar o país. "Quero aprender muita coisa nova, me aprofundar. Tenho também o desejo de trazer a medalha e fazer com que o Brasil seja lembrado".

Nathan deseja rever assuntos com novos professores

Curso de Aprofundamento

O coordenador do Curso, professor da UFPI José Milton Elias, explica que o preparatório faz parte do Programa Nacional Olimpíada de Química e se constitui como a quinta etapa da Olimpíada Brasileira de Química, da qual são selecionados quatro estudantes para os concursos internacionais.

"Eles irão tirar dúvidas, tendo em vista a última etapa que definirá os quatro estudantes. Só para se ter uma ideia, nós começamos na primeira fase com 190 mil estudantes, na terceira etapa ficaram cerca de 1200 e aqui estamos com quinze. Portanto, é um filtro muito criterioso", informa o professor.

O coordenador ressalta ainda que os professores são todos doutores em áreas específicas da química: Química Orgânica, Inorgânica, Físico-Química e Química Analítica.

O curso tem início nesta segunda-feira e se encerra na sexta-feira (08 de março). Os alunos terão oito horas de aula por dia, nos turnos manhã e tarde. No domingo, 03 de março, haverá uma confraternização e no último dia uma avaliação.

Reitor José Arimatéia com parte dos professores que compõem o Curso de Aprofundamento