Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Prefeitura de Teresina discutem parcerias

UFPI e Prefeitura de Teresina discutem parcerias

O reitor Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora, professora Drª. Nadir Nogueira e a Superintendente de Comunicação Social, Profª. Drª. Jacqueline Dourado, se reuniram na manhã desta sexta-feira (22), na Prefeitura de Teresina, com o prefeito Firmino Filho para a discussão de parcerias em diversas áreas. A reunião contou também com a participação da Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão.

Reitor Arimatéia Lopes e Vice-Reitora Nadir Nogueira em reunião com o Prefeito de Teresina

A primeira delas diz respeito à participação da UFPI na elaboração de projetos que deverão ser executados pela administração municipal. A Universidade auxiliará a equipe técnica da Prefeitura na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e também da Agenda 2030, que traçará as diretrizes de gestão para os próximos anos.

Prefeito Firmino Filho e Reitor Arimatéia Lopes discutem parcerias

O reitor José Arimatéia propôs que a UFPI organizasse workshops voltados para atender às necessidades da administração municipal. A proposta foi recebida com bons olhos pelo prefeito, uma vez que nos últimos anos Teresina experimentou problemas urbanos e sociais maiores, os quais merecem ser discutidos . "A universidade tem esse papel importante na discussão de alternativas que possam solucionar esses problemas", pontuou o prefeito Firmino Filho.

A ideia é que a UFPI auxilie no planejamento de várias áreas da gestão municipal, como economia, saúde, educação, engenharia e serviço social. "A sociedade teresinense ganha com a parceria entre poder público municipal e instituições de ensino superior", avaliou o reitor da UFPI.

Na oportunidade, o reitor José Arimatéia ressaltou algumas demandas da universidade, como por exemplo, a drenagem da área próxima à universidade e que, em período de chuvas, chega a alagar. Outra demanda foi em relação a uma intervenção da Prefeitura para que o trajeto dos ônibus que fazem linha para a UFPI passem em diversos setores da instituição. "Hoje os ônibus não passam no setor de esportes, por exemplo", ilustrou o reitor. O Reitor manifestou, ainda, preocupação com o tempo de espera dos usuários de transporte coletivo por conta da demora da chegada dos ônibus no campus. A esse respeito, o prefeito Firmino Filho disse que providências serão tomadas.

Parcerias entre a UFPI e a Prefeitura de Teresina são discutidas durante reunião

Outra parceria entre a UFPI e a Prefeitura Municipal discutida na reunião se refere à construção de um Mausoléu ao Cadáver Desconhecido onde deverão ser depositadas as peças anatômicas utilizadas em pesquisas, de forma que sinalize o devido respeito da comunidade acadêmica com a questão. Nesse sentido, o prefeito adiantou que a Prefeitura irá construir um novo cemitério na região do Vale do Gavião, zona Leste da cidade, o qual poderá abrigar o mausoléu.

Reunião contou também com a participação da Superintendente de Comunicação Social, Profª. Drª. Jacqueline Dourado, e da Secretária Municipal de Comunicação, Cláudia Brandão

As demandas apontadas pelo reitor e pela vice-reitora da UFPI serão encaminhadas pela Prefeitura Municipal para os setores competentes, a exemplo da SDU Leste e da Superintendência de Transportes e Trânsito (STRANS).