Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo Brasil Musicâmara apresenta sarau para comunidade universitária

Grupo Brasil Musicâmara apresenta sarau para comunidade universitária

Ao som de clássicos da música popular brasileira o Grupo Brasil Musicâmara se apresentou, na última quarta-feira (20), no coreto da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A arte de Luís Gonzaga, Tom Jobim, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes e Chico Buarque deu o tom à segunda apresentação dos músicos que integram o projeto Cultura no Campus.

Idealizador do grupo, o coordenador do curso de Música da UFPI, professor Cássio Martins afirmou que o projeto tem o objetivo de diversificar a formação cultural na cena musical piauiense. "Vamos tocar em vários espaços da universidade, inclusive nos campi do interior e disseminar as principais obras da música de câmara erudita e popular brasileira escritas para instrumentos de cordas friccionadas", disse.

Formado por 18 integrantes, dentre alunos de graduação em Música da UFPI, músicos da Orquestra Sinfônica e da comunidade teresinense, o Grupo Brasil Musicâmara conta com músicos de cordas friccionadas, percussão e violão.

Segundo Cássio Martins, o Grupo Brasil Musicâmara busca um aperfeiçoamento permanente e o firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto. "Além de oportunizar aos jovens músicos a capacitação e o aprimoramento técnico e o acesso ao aprendizado da música de câmara como forma de convívio social e futura possibilidade no mercado de trabalho", afirma o professor.

De acordo com o cerimonialista da UFPI, Manoel Veras, a iniciativa é bastante oportuna para a comunidade acadêmica. "É uma forma de sair da rotina e relaxar depois de um dia de trabalho. Seria muito bom se apresentações como essa fossem realizadas toda semana", declarou.

Para o estudante Ramon Soares, mestrando em Matemática, esse tipo de projeto deveria ser mais valorizado e disseminado na comunidade em geral. "Ter a oportunidade de aproveitar um evento como esse é ótimo. Hoje tive prova durante boa parte do dia e esse é um excelente momento para desestressar", conta.

O Grupo Brasil Musicâmara tem agenda marcada na capital, até o dia 18 de março. O projeto prevê ainda apresentação das obras de Beetholven Cunha; Ernesto Nazareth; Alberto Nepomuceno; Cláudio Santoro e Calimério Soares.

"O projeto busca promover a imagem institucional da UFPI, disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural, reafirmando o compromisso de universidade pública", finalizou Martins.