Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo Brasil Musicâmara apresenta sarau para comunidade universitária
Início do conteúdo da página

Grupo Brasil Musicâmara apresenta sarau para comunidade universitária

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Ao som de clássicos da música popular brasileira o Grupo Brasil Musicâmara se apresentou, na última quarta-feira (20), no coreto da reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A arte de Luís Gonzaga, Tom Jobim, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes e Chico Buarque deu o tom à segunda apresentação dos músicos que integram o projeto Cultura no Campus.

Idealizador do grupo, o coordenador do curso de Música da UFPI, professor Cássio Martins afirmou que o projeto tem o objetivo de diversificar a formação cultural na cena musical piauiense. "Vamos tocar em vários espaços da universidade, inclusive nos campi do interior e disseminar as principais obras da música de câmara erudita e popular brasileira escritas para instrumentos de cordas friccionadas", disse.

Formado por 18 integrantes, dentre alunos de graduação em Música da UFPI, músicos da Orquestra Sinfônica e da comunidade teresinense, o Grupo Brasil Musicâmara conta com músicos de cordas friccionadas, percussão e violão.

Segundo Cássio Martins, o Grupo Brasil Musicâmara busca um aperfeiçoamento permanente e o firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto. "Além de oportunizar aos jovens músicos a capacitação e o aprimoramento técnico e o acesso ao aprendizado da música de câmara como forma de convívio social e futura possibilidade no mercado de trabalho", afirma o professor.

De acordo com o cerimonialista da UFPI, Manoel Veras, a iniciativa é bastante oportuna para a comunidade acadêmica. "É uma forma de sair da rotina e relaxar depois de um dia de trabalho. Seria muito bom se apresentações como essa fossem realizadas toda semana", declarou.

Para o estudante Ramon Soares, mestrando em Matemática, esse tipo de projeto deveria ser mais valorizado e disseminado na comunidade em geral. "Ter a oportunidade de aproveitar um evento como esse é ótimo. Hoje tive prova durante boa parte do dia e esse é um excelente momento para desestressar", conta.

O Grupo Brasil Musicâmara tem agenda marcada na capital, até o dia 18 de março. O projeto prevê ainda apresentação das obras de Beetholven Cunha; Ernesto Nazareth; Alberto Nepomuceno; Cláudio Santoro e Calimério Soares.

"O projeto busca promover a imagem institucional da UFPI, disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural, reafirmando o compromisso de universidade pública", finalizou Martins.

Fim do conteúdo da página