Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Deputado Assis Carvalho visita UFPI e solicita campus para Oeiras

Deputado Assis Carvalho visita UFPI e solicita campus para Oeiras

No final da manhã desta quinta-feira (12), o reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu o deputado federal, Assis Carvalho, no salão nobre da reitoria. O deputado veio pleitear a elaboração de projeto para a criação de um campus da UFPI na região do Vale do Canindé, com sede na cidade de Oeiras. "Já está no momento de Oeiras como primeira capital do Piauí receber um campus da universidade, levando ensino de qualidade e cursos voltados para a vocação da região com estímulo a cadeia produtiva", afirmou o deputado.

Assis Carvalho se comprometeu, com o apoio da bancada federal do Piauí, buscar e destinar recursos para a implantação do campus. Na ocasião, o deputado comentou que conseguiu o empenho de R$1.800.000,00 de uma emenda parlamentar para o campus de Bom Jesus.

O reitor Luiz Júnior garantiu a elaboração do projeto do novo campus e salientou a importância do poder legislativo para a aprovação do projeto junto ao Ministério da Educação (MEC). "Além do campus do Vale do Canindé, vamos aproveitar e pleitear a implantação do campus de Esperantina, que inclusive já está com projeto pronto", comentou o reitor.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Território Vale do Canindé - PI abrange uma área de 13.876,60 Km² e é composto por 17 municípios: Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Conceição do Canindé, Isaías Coelho, Oeiras, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, Simplício Mendes, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Wall Ferraz.

O campus beneficiaria uma população de cerca de 121.120 habitantes, dos quais 62.858 vivem na área rural, levando desenvolvimento e progresso para uma região com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,60.