Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI: bate-papo literário de sábado (9) reuniu autores piauienses
Início do conteúdo da página

SALIPI: bate-papo literário de sábado (9) reuniu autores piauienses

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

PAPO LITERÁRIO 0220180609190330

Aconteceu nesse sábado (9), o bate-papo literário sobre o livro “Crônicas piauienses: recortes do tempo”, escrito pelo promotor e historiador, Willian Luz. O livro é composto por contos narrados pela perspectiva dos personagens históricos que não tiveram seus pontos de vista relatados. A conversa teve início às 15h30 e na ocasião o autor explicou a gênese e a construção dos personagens. Seu objetivo é escrever cerca de 100 contos, além dos 13 que já foram publicados.

De acordo com Willian Luz, há no livro pequenas histórias e uma delas é sobre Esperança Garcia, considerada a primeira advogada negra do estado. “Inicio esse livro com a história da Esperança Garcia, escrita em primeira pessoa e romanceada. Todas essas histórias são romanceadas, porque eu gosto de escrever e, dessa forma, elas estão um pouco mais aceleradas”, comenta.

Willian escreve desde os 12 anos de idade, tendo como inspiração dois autores brasileiros: Érico Veríssimo e Rubem Fonseca. Questionado sobre o processo de criação dos personagens, ele ressaltou que um escritor não pode fazer concessões. “Se o autor faz isso ao público, ele vai vender livros de consumo fácil, e vai ser irrelevante no futuro. O leitor tem o direito de não ler, de criticar e de refutar a obra. Já sobre a questão da criação do personagem, a partir do momento que o criamos, eles ganham vida própria, mas todo personagem tem um pouquinho da percepção do autor”, salienta. Seu livro é contado pelo ponto de vista dos marginalizados na história. “Eu fiz minha própria visão de história, tentando seguir uma escala real, mas preenchendo as lacunas graças à licença poética. A maior dificuldade é pegar pontos de vista daqueles que nunca tiveram vez”, esclarece o autor.

Ao final da roda de conversa e apresentação do seu livro, Willian destacou que é preciso ter coragem para escrever, e disse ainda que a ideia básica é conhecer o mercado literário, as pessoas e continuar criando histórias. “Eu pretendo continuar escrevendo, porque eu acho que no Piauí precisamos escrever. Temos poucos romancistas e eu quero incentivar essa área, que é a minha área. E eu agradeço ao SALIPI e a todo mundo pela cordialidade”, externou.

Além de Esperança Garcia, em seu livro o autor também fala sobre a Formação do Piauí, a Seca de 30, a Disputa do Cerrado piauiense, a Construção de Teresina e outros assuntos.

Confira fotos dos demais bate-papos

09062018 DSC 095020180609191141

Alex Sampaio Nunes, autor do Livro: "Ressuscito na Cidade suicida",

09062018 09062018 09.06.18. BATE PAPO LITERÁRIO MARACATUS AFOXÉS COROAÇÕES REZAS E OUTROS BATUQUES 0220180609191820

Inês Mapurunga autora do Livro: “Maracatus, Afoxés, Corações, Rezas e Outros Batuques” nteragindo com a jovem escritora Idelane Araújo

 

Fim do conteúdo da página