Na noite desta terça-feira (5), ocorreu no Auditório do CCN a solenidade oficial de abertura do IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica, que conta com a promoção do Departamento de Biofísica e Fisiologia do Centro de Ciências da Saúde(CCS) da UFPI. A proposta do evento é consolidar a difusão da Biofísica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e continuar fortalecendo a maior interação entre pesquisadores dessas regiões.
Com programação até 8 de junho, o evento reúne cerca de 200 participantes entre estudantes de graduação e pesquisadores das áreas da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias e tecnologias, de várias universidade do País e também palestrantes internacionais. O congresso abbre espaço a apresentações de trabalhos e traz a possibilidade de intercambio de conhecimentos com a presença de renomados especialistas em diversas áreas de pesquisa, especialmente na Biofísica.
A solenidade de abertura teve as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho; o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, representando o Reitor da Universidade; o presidente do congresso, Prof. Dr. Paulo Humberto Moreira Nunes; o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, Prof. Dr. Viriato Campelo; Prof. Dr. Livio Parente, docente aposentado da UFPI, primeiro professor de Biofísica e fundador da antiga Faculdade de Medicina do Piauí, homenageado pelo Congresso.
Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto
Em sua fala de acolhida aos participantes, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI disse que “o congresso traz uma rica programação e mostra que os pesquisadores estão fazendo avanços mesmo com todas as dificuldades em fazer ciência no Brasil”.
Professor aposentado Livio Parente, homenageado no congresso
Homenageado com o nome da premiação aos melhores trabalhos do Congresso, que serão entregues ao fim do evento, o professor Livio Parente se disse muito honrando e feliz com a homenagem. “Quando colocaram os primeiros tijolos da antiga faculdade de medicina, eu estava aqui” buscou na memória o que viveu nos anos que se dedicou ao ensino universitário entre os anos de 1968 e até o final da década de 1990, quando se aposentou na UFPI. “ A biofísica me transformou no radiologista que sou hoje!”, completou.
O IV CRSBBf é composto de seis palestras plenas, quatro simpósios compostos de quatro minipalestras e duas sessões de pôsteres abertos à apresentação de trabalhos científicos nas áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e biotecnologia. Serão disponibilizados, ainda, dois cursos pré-congresso para participantes alunos de graduação e pós-graduação, com conteúdos de Eletrofisiologia e Biofísica do Sistema Cardiovascular. Os congressos regionais da SBBf carregam a tradição de centrar discussões em competências e demandas locais, conforme explicou o presidente da Sociedade, Antonio José da Costa Filho.
Presidente da SBBf, Antonio José da Costa Filho;
“ Aqui no Piauí, no Ceará e no Recife, há grupos muito fortes nas áreas de fisiologia do coração, eletrofisiologia, sistema respiratório. Então o congresso está focado nesses temas. Sem perder a oportunidade de abordar coisas novas que também estejam em discussão”.
Presidente do Congresso, Paulo Humberto Moreira Nunes
O IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica espera promover e incentivar uma grande interação e integração entre os grupos de pesquisa e pós-graduação. É a avaliação do presidente do Congresso, Paulo Humberto Moreira Nunes.“ O que a gente deseja é que todo esse intercâmbio repercuta nos nossos cursos de graduação, em formação de convênios e em colaborações tanto regionais quanto internacionais”, avaliou.
Ulf Simonsen, pesquisador da Aarhus University - Dinamarca, ministrou palestra de abertura do evento
A SBBf foi fundada em 1936, sendo a mais antiga sociedade científica da área biológica do Brasil. Desde 1977, a SBBf vem realizando, em âmbito nacional, congressos com longa tradição, reunindo pesquisadores profissionais de todas as áreas da Biofísica e alunos de graduação e pós-graduação. Com o intuito adicional de consolidar a difusão da Biofísica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e continuar fortalecendo a maior interação entre pesquisadores dessas regiões, a SBBf decidiu promover também congressos regionais, tendo já realizado o I, II e III Congressos Regionais da SBBf nas cidades de Natal-RN (2015), Aracaju-SE (2016) e Fortaleza-CE (2017), respectivamente.